No dia do Jornalista comemorado neste sábado (07), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) voltou a defender a aprovação da proposta de emenda à Constituição que restabelece a exigência do diploma para o exercício da profissão, a (PEC 33/2009).
Defensor da liberdade de expressão, Vital reafirmou a importância dos profissionais colaboradores, que escrevem sobre suas áreas específicas, porém, entende que, para ser jornalista, é necessário que se tenha o conhecimento técnico adquirido na faculdade.
No entendimento do senador, sem o diploma, as pessoas inaptas para o jornalismo podem correr o risco de escrever e cometer erros que um profissional com formação técnica não comete, gerando danos irreparáveis a sociedade. Uma matéria sem critérios de avaliação e responsabilidade pode segundo o parlamentar, destruir a vida de uma pessoa, causar problemas na sociedade.
A exigência do diploma de curso de nível superior em jornalismo para exercício da função de jornalista foi aprovada pelo Senado em novembro do ano passado com voto favorável de Vital. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2009 foi aprovada em primeiro turno com 65 votos a favor e sete votos contrários. Ainda será preciso aprovar o projeto em segundo turno, o que Vital está empenhado.
Sabedor da função que o jornalista desempenha em prol da construção de uma sociedade mais justa e fraterna, Vital fez questão de parabenizar o profissional pelo transcurso de sua data e disse que aprovação do projeto que exige a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão é sua bandeira de luta. "Reconhecemos perfeitamente da importância do profissional. O jornalista pode ser considerado um divisor de águas, um fiel escudeiro da democracia - afirmou.
O senador observou que na Paraíba tem grandes e bons profissionais que exercem a profissão com zelo e competência contribuindo assim para uma sociedade mais justa e fraterna. Vital disse que sempre teve um bom relacionamento com os jornalistas sempre valorizando-os e reconhecendo o seu papel na divulgação de notícias que mantém a sociedade informada.
Vital disse que o jornalista é quem informa à população os temas de interesse da sociedade, registra os fatos positivos e denuncia os erros, os desmandos e a corrupção, cobrando providências da autoridade pública. O jornalista segundo ele assume a função de educar a sociedade e fortalecer a democracia. "Não resta dúvida de que é preciso que esteja muito bem preparado como qualquer outra categoria", afirmou.
O senador peemedebista observou ainda que, quando o jornalista escreve, ele não o faz somente para quem tem curso superior, mas também para todos os segmento d população, incluindo aqueles que não tiveram acesso à educação formal. Ele lembrou que hoje a sociedade vive na era da informação instantânea, das mídias sociais. "Se o jornalista não for bem preparado para essa realidade, como esperar que ele exerça a profissão de educar para a democracia ? - questionou.
Por esse motivo, Vital voltou a cobrar a aprovação em segundo turno da PEC 33/2009, que restabelece a exigência do diploma para o exercício da profissão.
Assessoria











0 comentários:
Postar um comentário