A cidade de Pombal, uma das mais antigas da Paraíba, celebra neste dia 04 de maio 243 anos de Emancipação e Elevação Política.
A data reverencia a condição em que a povoação de Bom Sucesso do Piancó de Arraial passava a Vila, desta forma sendo chamada de Vila de Pombal no ano de 1772.
No aspecto histórico uma peculiaridade importante, diferente do que aconteceu com os demais municípios paraibanos que tiveram suas emancipações políticas quando alcançaram status de cidade.
Pombal foi privilegiada em sua independência bem antes, com autonomia a época se dando em virtude às leis vigentes de Portugal.
Em razão desse fato, sendo Pombal uma exceção, municípios do Brasil Colônia só passaram a serem autônomos em observância as novas leis do Império quando receberam status de cidade.
Com a elevação a categoria de Vila, teve a regalia de sua emancipação política instalando a Câmara formada por Juízes ordinários, presidentes, vereadores, juiz de órfão, procurador, almotacés etc.
Por ser a mais importante teve sob sua jurisdição um extenso território que banhava todos os sertões da Paraíba.
A Vila de Pombal compreendia o Sabugy, as Espinharas, o Seridó e vastíssima região integrando depois o Rio Grande do Norte.
Vivendo atualmente um momento de expansão a partir de políticas públicas calcadas na promoção e desenvolvimento econômico Pombal é conhecida hoje como uma cidade em desenvolvimento.
Com Projeto Lei já aprovado e sancionado, contará nos próximos meses com a implantação de um Distrito Industrial fazendo jus a vocação econômica da região além de garantir a geração de emprego e renda.
Fonte: Liberdade PB
0 comentários:
Postar um comentário