Sample Text

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CCJ aprova projeto de Toinho do Sopão que transforma pneus velhos em asfalto ecológico



A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aprovou o Projeto de Lei 1.520/13, de autoria do deputado estadual Toinho do Sopão (PEN), que dispõe sobre o uso de asfalto ecológico nas obras públicas de pavimentação e recapeamento realizadas em vias de trânsito pelo Governo do Estado.

O Brasil descarta anualmente mais de 30 milhões de pneus velhos em lixões, depósitos, quintais de casas, áreas ribeirinhas, matas e até áreas improvisadas. E, contra esse problema, uma solução simples, mas eficiente é a transformação da borracha dos pneus em asfalto.

A proposta do deputado estadual Toinho do Sopão, que pertence ao Partido Ecológico Nacional, determina o uso de agregados reciclados como pneus ou resíduos sólidos da construção civil na aplicação do ‘Asfalto Ecológico’, também conhecido como ‘Asfalto Borracha’. “A proposta objetiva viabilizar o asfaltamento das ruas e avenidas dos municípios do Estado da Paraíba com o asfalto ecológico, de modo a colaborar com o meio ambiente através da utilização inteligente dos pneus que são jogados fora por usuários de veículos automotores em locais impróprios”, justifica o autor do projeto.

O uso deste tipo de asfalto não gera custo adicional, uma vez que chega a ser mais econômico que o asfalto tradicional. Outros benefícios já comprovados acerca do uso de “Asfalto Borracha” ou “Asfalto Ecológico” são os seguintes: a cada metro quadrado recicla-se um pneu jogado fora; se faz necessária apenas metade da espessura asfáltica em relação à convencional para uma aplicação segura em rodovias; aumento da aderência do pneu com o asfalto; diminuição de 5 decibéis em relação ao nível de ruído provocado pelo tráfego; e, durabilidade de 15 a 20 anos a mais que o asfalto convencional. “Além de baratear o custo das pavimentações e ser corretamente ecológico, o asfalto borracha vai viabilizar o asfaltamento das ruas e avenidas dos municípios paraibanos beneficiando a população do estado”, defende Toinho do Sopão.

Segundo o parlamentar, o grande problema dos pneus é que a principal matéria-prima do produto, a borracha vulcanizada, não se degrada facilmente no meio ambiente. Estudos comprovam que são necessários de 300 a 400 anos para que ela se decomponha. Além do mais, a queima do material a céu aberto também não é recomendada pelo alto grau de poluição provocada pela liberação de dióxido de carbono e enxofre. E, o acúmulo inadequado do produto pode contribuir para a proliferação do mosquito da dengue. “Portanto, nada mais correto do que encontrar uma solução financeiramente mais atraente e ecologicamente viável para a resolução desse problema, através da transformação de pneus velhos em asfaltos modernos, mais duráveis e mais seguros para o cidadão paraibano” enfatizou o deputado estadual Toinho do Sopão.



Portal do Litoral PB com Joelma Alves 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More