Sample Text

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Homem atira na filha de 2 anos com espingarda 12 e depois tenta suicídio, em São Bentinho

Homem atira na filha de 2 anos com espingarda 12 e depois tenta suicídio, em São Bentinho

Um fato trágico foi registrado por volta das 15 horas deste domingo (22), no bairro “Comando Vermelho”, na cidade de São Bentinho.
De acordo com as informações que a Redação do portal  apurou, um homem, identificado por Ronaldo Bezerra da Silva, de 33 anos, conhecido por “Ceará”, que seria funcionário da prefeitura local, efetuou um tiro de espingarda calibre 12 contra a própria filha, de apenas 2 anos.
Em contato com nossa reportagem, o capitão Batista, comandante da 2ª companhia de polícia militar de Pombal, disse que a suspeita é de crime passional, já que Ronaldo estaria insatisfeito com a separação da ex-esposa.
O disparo atingiu as costas da menina e saiu no “pé da barriga”.
Ela foi socorrida para o hospital regional de Pombal e em seguida para outra unidade mais avançada.
Já o acusado efetuou um tiro com  a mesma arma que atingiu a garganta.
Ele foi preso por uma guarnição da polícia militar comandada pelo subtenente Avelino e encaminado ao hospital de Pombal, onde encontra-se custudiado, mas não correria risco de morte.
Após receber alta médica, ele será levado à presença do delegado de polícia civil de plantão, para ser autuado.



Com Liberdade PB

Crise com PMDB faz de Temer ‘estranho no ninho’ no Planalto

Michel Temer e Dilma Rousseff

Minado dentro do próprio PMDB, o vice-presidente Michel Temer também passou a ser criticado pelo núcleo político do governo Dilma Rousseff. Esta semana, os ministros responsáveis pela articulação política afirmaram à presidente que Temer está sem influência em seu partido e não tem se esforçado para evitar novos reveses para o Planalto.
Na volta do carnaval, ministros argumentaram nos bastidores do Palácio que a falta de um interlocutor com os peemedebistas tem sido um entrave para a reaproximação com a legenda, principal recomendação feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A própria Dilma Rousseff tem dado sinais de que a relação com Temer está estremecida. Ela não recebeu o vice em audiência particular desde a eleição de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para a presidência da Câmara dos Deputados. Cunha derrotou o candidato do Planalto, Arlindo Chinaglia (PT-SP), ainda no primeiro turno e relegou o PT a postos secundários na Casa. Para isso, contou com o apoio formal de Temer. 
Embora faça parte da coalizão de partidos que reelegeu Dilma em outubro e tenha sido agraciado com seis ministérios, o PMDB se afastou o governo e adotou, no Congresso, uma postura praticamente independente nos últimos meses.
Ajudou a impingir ao governo sucessivas derrotas no Legislativo, como a aprovação do Orçamento Impositivo (obrigação para que o governo pague emendas parlamentares ao Orçamento) e a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Petrobras.
Atônito, o Planalto tenta agora reverter a todo custo o quadro para evitar a aprovação de uma “bomba fiscal” na próxima semana: a derrubada de um veto de Dilma ao reajuste de 6,5% na tabela do imposto de renda, algo que causaria um rombo bilionário nas contas públicas. Os peemedebistas já fizeram chegar ao Planalto a informação de que não pretendem segurar o veto.


Com Veja

Médica condenada por mandar cortar pênis de ex-noivo está internada

Myriam Priscilla de Rezendre Castro foi condenada a seis anos de prisão, em regime semi-aberto. (Foto: Reprodução/TV Globo)


A médica Myriam Priscilla de Rezende Castro – presa por mandar cortar o pênis do ex-noivo em 2002 – está internada na Maternidade Otaviano Neves, no bairro Santa Efigênia, na Região Leste de Belo Horizonte. A mulher, considerada foragida desde o dia 28 de janeiro, foi encontrada pela polícia na noite deste sábado (21) por meio de uma denúncia anônima.
Segundo a Polícia Militar (PM), Myriam Priscilla de Rezende Castro está internada no hospital há um mês. Ela está grávida de gêmeos de um namorado. Segundo o advogado da médica, Geovanni Caruso, ao sair da Penitenciária Estevão Pinto para trabalhar, Myriam passou mal e foi levada para a maternidade. Ainda de acordo com o defensor, a gravidez dela é de risco. Um pedido de prisão domiciliar já teria sido feito. Para ele, isso prova que a Seds não trabalha em conjunto com o sistema judiciário. O advogado garantiu que o juiz responsável pelo caso está ciente de todas as informações.
A Subsecretaria de Administração Prisional informou que o advogado não apresentou nenhum documento ao sistema prisional confirmando a internação da cliente dele. O órgão disse também que Myriam nunca permitiu ser avaliada pelos médicos da penitenciária e não apresentou exames clínicos que comprovassem a gravidez.
Myriam será escoltada pela PM até que a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) assuma o caso. Segundo o hospital, não há previsão de alta. 
Foragida
Neste sábado (21), a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) havia informado que Myriam estava foragida há quase um mês. Ainda de acordo com o órgão, ela tinha autorização da Justiça para trabalho externo.
Myriam foi presa no dia 1º de abril de 2014, em Pirassununga (SP). A condenação só foi determinada pela Justiça em 2013, depois de vários recursos impetrados pela defesa da médica. Ela cumpria pena na unidade prisional desde 2 de abril de 2014.
A médica trabalhava em um hospital desde julho do ano passado. O nome da instituição não foi divulgado. Mas, em setembro de 2014, o advogado Paulo Fernando de Souza Carvalho, que defendeu a médica durante o processo criminal, afirmava que, embora tivesse sido condenada a seis anos de prisão, a médica cumpria um dos dispositivos do semiaberto que era o direito ao trabalho.
Entenda o caso
O crime aconteceu na cidade de Juiz de Fora, na Região da Zona da Mata, em 2002. Segundo a Polícia Civil, Myriam Priscilla de Rezende Castro contratou três homens para mutilar o ex-noivo. A motivação seria o fim do relacionamento que aconteceu três dias antes do casamento.
De acordo com o processo, o crime aconteceu na frente do irmão da vítima. Myriam também teria incendiado o carro e a casa do ex-noivo.



Com G1

Paraíba tem sete mil foragidos e internet auxilia polícia nas buscas

Divulgação

Quase 7 mil pessoas estão foragidas na Paraíba, segundo o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Esse número inclui desde presos que não voltaram às penitenciárias (principalmente os do regime semiaberto) a mandados em aberto, aguardando cumprimento. São pessoas acusadas de furtos, roubos, homicídios, estupros, e vários outros crimes, que continuam em liberdade, quando deveriam estar presas.
A quantidade de mandados de prisão em aberto na Paraíba chega a ser superior ao número de habitantes de alguns municípios do interior da Paraíba, como Aguiar (5.580), Alcantil (5.425), Bom Sucesso e Nova Olinda (6.028), só para citar alguns exemplos. O cadastro está disponível para consulta pública e pode ajudar na captura dos criminosos pela polícia
Através do endereço eletrônico é possível saber qual o tipo de crime cometido, a data de expedição e validade do mandado e até o apelido da pessoa procurada, o que pode facilitar na identificação. O site também permite visualizar a cópia do mandado de prisão.
Dentre os procurados em João Pessoa está Ednaldo Silva dos Santos, conhecido como Naldinho ou Soneca. Segundo o CNJ, ele é acusado de homicídio qualificado, com mandado expedido em setembro de 2013. Outro procurado é Paulo Ricardo Nunes de Brito, conhecido como Dez Centavos e Carrapicho, que responde por porte de arma de fogo. Contra ele foi expedido o mandado de prisão preventiva. A consulta foi realizada no dia 12 deste mês.
Em Campina Grande são 1.216 procurados, dentre os quais Carlos Emanoel Alves de Lima, conhecido como ‘Carlinhos Galego’, que teve prisão preventiva decretada em maio de 2013. De acordo com o CNJ, o homem é procurado pela prática de homicídio qualificado. Outro procurado é José Fernandes da Cunha Filho, conhecido como ‘Bodão’, também acusado de homicídio qualificado. A prisão preventiva foi decretada em março de 2013, com validade até 2041. Por estupro de vulnerável, a polícia procura Pedro Adelino dos Santos, ‘Pedro do Café’, cujo mandado de prisão foi expedido em julho de 2013.
O delegado-geral da Polícia Civil da Paraíba, João Alves de Albuquerque, disse que a polícia tem concentrado esforços para conseguir cumprir o máximo possível de mandados de prisão e colocar os criminosos atrás das grades. Segundo ele, a polícia Civil tem uma forte parceria com a Militar, o que proporciona resultado positivo no cumprimento dos mandados, embora o efetivo policial não seja o ideal no Estado.
De acordo com Albuquerque, a Polícia Civil também não tem enfrentado dificuldade de relacionamento com o Poder Judiciário, responsável pela expedição de mandados. “Temos uma relação muito harmoniosa, o que favorece o nosso trabalho”, destacou. Só no início de fevereiro, segundo o delegado-geral, foram cumpridos mais de 20 mandados de prisão em operações realizadas no interior do Estado.
Albuquerque disse ainda que o empenho da população em colaborar com a polícia é de fundamental importância. “O cidadão pode ajudar muito a polícia através de denúncias feitas pela 197. A ligação é gratuita e o sigilo é garantido. A informação repassada pela população é muito valiosa, pois através desse contato podemos ter conhecimento de onde se encontram pessoas foragidas da Justiça e efetuar as prisões”, afirmou.
Mais de 1,7 mil fugiram do sistema penitenciário
O número de foragidos dos presídios na Paraíba também preocupa. Entre os anos de 2011 e 2014, foram 1.766 evadidos do sistema penitenciário e procurados pela Justiça, conforme dados do Centro de Operações Penitenciárias (Copen) da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (Seap). Todo eles são dos regimes fechado, semiaberto e aberto. Somente no ano passado nove presos fugiram enquanto cumpriam pena no regime fechado, o mais rígido aplicado pela legislação brasileira. O número de presos foragidos dos regimes aberto e semiaberto não foi informado pelo Copen.
Segundo o juiz da Vara de Execuções Criminais do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Carlos Neves, muitos dos prisioneiros que escapam do sistema penitenciário são do regime semiaberto ou estão em liberdade condicional. “Por não serem recolhidos permanentemente nas celas, eles estão em regime de semiliberdade e têm que se apresentar diariamente nas penitenciárias. Acontece que alguns acabam não retornando. Eles passam a ser considerados foragidos quando descumprem a determinação”, explicou.
Conforme a lei brasileira, os apenados do regime semiaberto têm permissão para passar o dia fora das penitenciárias ou cadeias para trabalhar, mas devem voltar até às 20h para dormir. Já os do regime aberto só retornam nos finais de semana, feriados nacionais, e ainda têm restrição de horário para dormir, que é às 22h. Os presos do regime fechado ficam reclusos da sociedade. Eles podem receber visitas e saem apenas para hospitais ou audiências, conforme determina a legislação brasileira.
No ano passado, 117 foragidos do sistema penitenciário da Paraíba foram recapturados, conforme dados do Copen.  Para fazer a recaptura dos apenados fugitivos, as polícias Militar e Civil do Estado utilizam táticas diferentes de investigação e abordagem.
A Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds), informou, por meio da assessoria de imprensa, que não tem controle direto sobre a lista de pessoas foragidas, e que esse papel cabe ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB). À Seds, ainda de acordo com a assessoria, cabe o cumprimento dos mandados de prisão que constam no banco de dados. A secretaria reforçou o apelo para que a população colabore com o trabalho da polícia, denunciando através do 190 ou do 197.

Com Jornal da PB

Wilson Santiago articula encontro para ajustar PTB na Paraíba


O partido debaterá também o planejamento da campanha de filiação e outros assuntos de interesse partidário.

O presidente do Diretório Estadual do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Wilson Santiago, convidou todos os membros da comissão, para participar de uma reunião no próximo dia 02 do mês de março, às 10h, na sede do partido, que fica localizada no bairro de Miramar.



A pauta do encontro tem por objetivo discutir temas sobre como preencher espaços na Executiva, marcar o período das convenções municipais, criar o PTB Jovem, o PTB Mulher, o PTB contra as drogas, entre outros.

Além disso, o partido debaterá também o planejamento da campanha de filiação e outros assuntos de interesse partidário.




Com Wscom 

Contas do governador, vetos da LOA e eleição da mesa diretora em pauta na ALPB






As atividades parlamentares na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) serão retomadas na próxima terça-feira (24). A abertura da sessão acontecerá com uma benção religiosa, às 9h, contando com a presença de todos os deputados eleitos no pleito de 2014. Na oportunidade, o presidente da Casa Adriano Galdino (PSB) conduzirá a solenidade de reabertura dos trabalhos.

As contas do governador Ricardo Coutinho (PSB), os vetos às emendas parlamentares da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2015 e o questionamento na Justiça sobre a antecipação da eleição da MesaDiretora referente ao segundo biênio entrarão em pauta.

De acordo com Adriano Galdino, este reinício da legislatura marca o começo de uma nova gestão que prima pela celeridade e eficiência dos trabalhos. O deputado destacou que pretende fazer uma administração pautada pela transparência e diálogo, de forma que a pauta seja cumprida sem barreiras, diferentemente das práticas anteriores. “Minha função é cumprir o que está no expediente. Teremos um expediente com muitas matérias para serem analisadas já na terça-feira e minha gestão prima pela fluidez da pauta, evitando atraso nas votações”, detalhou.

Para conduzir a cerimônia ecumênica foram convidados os representantes das religiões católica, evangélica, espírita e afro-descendentes. Dom Aldo Pagotto, Pastor Estevam Fernandes, Marco Lima e mãe Lúcia são esperados para a retomada das atividades parlamentares.

O presidente destacou que mesmo durante o recesso já conseguiu avançar com muito trabalho de estruturação e ordenamento da ALPB. Como ações práticas para o dia primeiro dia após o recesso, Adriano Galdino deverá reunir os deputados da Casa para iniciar a formação das comissões. “Uma das primeiras ações que pretendo é articular as comissões que precisam ser formadas para dar celeridade aos projetos”, reforçou.




Com  Wscom 

Sargento da PM é enganado por estelionatários e cai no golpe do falso sequestro no Sertão da PB



O Sargento da Polícia Militar, Pedro Romão, natural da cidade de Boa Ventura (PB), foi vítima de um golpe pelo telefone celular, na quinta (19), quando ele estava de serviço, na cidade de Nova Olinda, no Vale do Piancó.
O Sargento Romão, disse que recebeu uma ligação que falava que seu filho, que mora no Estado de São Paulo, teria sido sequestrado. O primeiro contato aconteceu por volta das 8h da manhã, ele desligou o celular e tentou entrar em contato com o seu filho, mas não conseguiu retorno.

No segundo contato, já por volta das 10h, o sargento já estava muito apreensivo e acreditou na conversa que os “sequestradores” só liberariam seu filho sob o pagamento de R$ 50 mil, porém ele informou que não tinha esse dinheiro e negociou o falso resgate em R$ 1,3 mil.

Romão disse que os estelionatários lhe deram uma conta corrente para efetuar o depósito e que a redução do valor só tinha sido aceita pelo fato de ele ter alegado estar sem condições financeiras.

Apesar de ter sido orientado a desligar e não acreditar nos golpistas, o sargento que está lotado no 13º BPM de Itaporanga explicou que teve medo de ser verdade e terminou com este prejuízo.





Com Diamante Online



Gervásio e Nabor 'lutam' por bancada do PMDB unida em torno de RC e querem adesão de Trócolli e Raniery



Deputado estadual, Gervásio Maia (PMDB), declarou  que fará “tudo que for possível” para ter os colegas de partido Trócolli Júnior e Raniery Paulino na bancada do governador Ricardo Coutinho (PSB) na Assembleia Legislativa.
De acordo com Maia, Trócolli e Raniery são dois parlamentares atuantes e valorosos e, para ele, não há duvidas que  os colegas estarão do lado da situação.
O deputado destacou que tem mantido conversas com os peemdebistas e que tanto ele quanto o deputado Nabor Wanderley desejam unir a bancada do PMDB na Casa.
A respeito da adesão dos outros dois, Maia afirmou que se vier a acontecer será de forma natural e em "momento oportuno".
O deputado foi eleito para o segundo biênio da Mesa Diretora da AL em eleição Casada no dia 1º de fevereiro e a bancada de situação uniu-se em torno de seu nome que teve 21 votos, já Adriano Galdino (PSB), eleito para o primeiro biênio, teve apenas 19 votos, que foram atribuídos a 'traidores'. A bancada do PMDB não votou unida na primeira Mesa, mas já há conversas a respeito do deputado Trocolli Jr. vir a assumir alguma pasta no governo de Coutinho. 
A Assembleia Legislativa retorna aos trabalhos nesta terça (24). 






Com Paraíba.com 

Aos 53 anos, ex-baixista do Legião Urbana é encontrado morto





O ex-baixista do Legião Urbana, Renato Rocha, foi encontrado morto em um hotel do Guarujá na madrugada deste domingo, 22. Segundo informações da Polícia Militar, o músico de 53 anos estava encostado na porta do quarto em que estava hospedado, na praia da Enseada.
Renato estava acompanhado de uma amiga, que dormia em outro quarto. A causa da morte do baixista teria sido natural.
O corpo foi encaminhando para o Instituto Médico Legal. O enterro e o velório não tiveram horários confirmados. Renato Rocha tinha 53 anos e gravou os três primeiros discos da banda. Após deixar o Legião, o músico se envolveu com drogas e jamais conseguiu recuperar a fama alcançada nos anos 80.
Uma página do Facebook administrada pela irmã de Renato Rocha postou mensagem no início da tarde deste domingo sobre o caso: “Vai com os anjos, Renato Rocha, vai em Paz… Força ao seu casal de filhos, sua netinha que nasceu a pouco, ao seu pai e aos seus irmãos, irmãs, sobrinhos, sobrinhas e demais familiares… Dias de luto legionário”.



Com R7

Hugo Motta vai presidir CPI da Petrobras na Câmara


Depois de Vital do Rêgo Filho comandar a CPI da Petrobras no Senado e a CPMI do Congresso na legislatura passada, mais um paraibano vai presidir uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar denúncias de irregularidades na empresa. Trata-se do deputado federal Hugo Motta (PMDB), que espera a oficialização do seu nome pela liderança do partido para detalhar o plano de trabalho com os demais membros da CPI. A instalação será na próxima quinta-feira. O PT deve indicar o relator.
Hugo espera para o início da próxima semana a oficialização do seu nome. Caso seja concretizada a indicação, ele pretende atuar de modo transparente, fazendo cumprir os objetivos da comissão. Ao mesmo tempo, presidir os trabalhos da CPI de maneira a conseguir responder aos questionamentos que a população vem fazendo no que diz respeito à Petrobras, a exemplo do que fez à frente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle no ano passado.
Nas audiências públicas que comandou na comissão, foram ouvidos o ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró e a então presidente da empresa, Graça Foster. “Nosso compromisso é, primeiro, com o povo brasileiro, e não vamos recuar quando o assunto for o interesse coletivo”, afirmou Hugo Motta, quando da audiência com Graça Foster.
Segundo o ato de criação, a CPI terá 26 membros titulares e igual número de suplentes, mais um titular e um suplente atendendo ao rodízio entre as bancadas não contempladas. Durante a leitura do ato de criação, no último dia 5, Cunha afirmou que a composição obedecerá à formação de blocos partidários, e não à composição dos partidos isolados.
Onze integrantes serão indicados pelo bloco formado por PMDB, PP, PTB, DEM, PRB, SD, PSC, PHS, PTN, PMN, PRP, PSDC, PEN, PRTB. O bloco do PT terá direito a oito vagas, e o do PSDB, a seis. PDT e Psol terão uma vaga cada um.



Com Jornal da PB

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Acirra-se ainda mais clima entre PSB e prefeita de Pombal. Disputa de cargos


A principal razão para o rompimento político entre o PSB e a prefeita de Pombal, Polyana Dutra (PT) foi a indicação de aliados para cargos comissionados do governo do Estado na cidade e o fato já rendeu decisões.
O Diário Oficial do estado publicou a nomeação, por parte do governador Ricardo Coutinho (PSB), de três membros do seu partido, sendo que em um dos cargos a prefeita queria outro nome.
O cargo em que o PSB “venceu” Popó foi na Casa da Cidadania local. O PSB logrou êxito na a disputa e o governador manteve Alexsandro Fernandes da Silva para a gerência do órgão.
OUTROS DOIS
A Defesa Agropecuária hoje é ocupada pelo veterinário Fábio Queiroga, e o orçamento era chefiado por Aurenildo Fernandes (Bebé), suplente de vereador do PSB.
Também no sábado, o Diário trouxe a designação de Bebé para a função de Articulador Regional da 13ª Região geoadministrativa, e Felício França, do mesmo partido, para a chefia do SINE.


Fonte: Blog do Clinton Medeiros  

Governo federal diz que mais de 980 mil paraibanos superaram extrema pobreza

Bolsa Família
Dados divulgados pelo Governo Federal revelam que 980,8 mil paraibanos superaram a extrema pobreza. Os números são do programa 'Brasil Sem Miséria' e indicam que essa quantidade de pessoas que estão fora da linha da extrema pobreza é registrada por conta das alterações implantadas no Bolsa Família, sob a responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
O Governo Federal divulgou dados sobre a atuação de diversos programas sociais no estado. Em janeiro deste ano, por exemplo, na Paraíba foram atendidas 524,8 mil famílias. No ano passado, foi pago aos beneficiários paraibanos do Bolsa Família o total de R$ 1,1 bilhão.
Em 2014, no total de repasses do Bolsa Família, a Paraíba só ficou atrás da Bahia (R$ 3,2 bi), do Ceará (2,1 bi) e do Maranhão (2,2 bi). 
No Nordeste, estão 51% das famílias beneficiárias do Bolsa Família e 42% das famílias no Cadastro Único. Além disso, 36% dos beneficiários do BPC são nordestinos. 

A queda de 57,3% no número de crianças e adolescentes de 5 a 15 anos em situação de trabalho infantil é destaque na região. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2013, houve redução de 49,8% no trabalho de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos, no mesmo período. 

No que se refere à inclusão produtiva urbana, até 19 de janeiro deste ano, em 140 municípios, já haviam sido registradas 49,7 mil matrículas pelo Pronatec. Uma das mais baixas taxas do Nordeste. A Paraíba ganhou apenas de Sergipe (44,7 mil) e do Piauí (41,4 mil).

De setembro a agosto de 2014, dentro do programa Crescer, foram realizadas 406,8 mil operações por cadastro único e 286,3 mil entre os beneficiários do Bolsa Família. Os programas atenderam em setembro do ano passado 28,2 mil microempreendedores individuais por cadastro único e 14,9 pelo cadastro do Bolsa Família. 

O programa Água Para Todos, entre 2003 e 2014, instalou 87,6 mil cisternas para atender paraibanos com água para consumo humano. No mesmo período, para produção, foram 6 mil cisternas instaladas na Paraíba. 

Ainda foi incluído nesse levantamento os números do acesso a serviço de educação no estado. O governo federal complementou recursos para creches atenderem 14,2 mil crianças com pais atendidos no Bolsa Família. No total, em 2014, foram repassados ao estado R$ 19,6 milhões. 

No Nordeste, estão 51% das famílias beneficiárias do Bolsa Família e 42% das famílias no Cadastro Único. Além disso, 36% dos beneficiários do BPC são nordestinos. 

A queda de 57,3% no número de crianças e adolescentes de 5 a 15 anos em situação de trabalho infantil é destaque na região. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2013, houve redução de 49,8% no trabalho de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos, no mesmo período. 

Para debater as demais ações e serviços do Sistema Único da Assistência Social (Suas), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, promove em Olinda (PE), de quinta-feira (5) até sábado (7), o Encontro Regional no Nordeste. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, participa da abertura oficial do evento na sexta-feira (6), a partir das 8h, no Teatro Guararapes do Centro de Convenções.





Com Portal Correio 

Apesar das chuvas, colapso atinge 18 cidades e 5 distritos, com 200 mil paraibanos sem água




Os moradores de 18 cidades e cinco distritos na Paraíba estão sem água nas torneiras. O abastecimento nestes municípios foi suspenso pela Companhia de Água e Esgoto da Paraíba devido ao colapso dos mananciais que atendem as localidades que estão em situação crítica, ou seja, com menos de 5% da sua capacidade total, ou em observação, com 20% inferior ao seu volume total.


O colapso deixa quase 200 mil habitantes no estado sem água e obriga os moradores a comprarem o líquido. Alagoa Grande, Esperança, Cuíte e São João do Rio do Peixe estão entre as cidades que passam pelo problema. Outros 32 municípios e oito distritos passam por racionamento. De acordo com dados da Cagepa, nove cidades estão em estado de alerta.

Em Alagoa Grande, no Brejo paraibano (320 quilômetros da Capital), que possui 28.689 habitantes, não é assistida por carros-pipa do Governo Federal e nem Estadual. No município dez litros de água para o consumo doméstico chega a custa R$ 80. Josilene Nunes, proprietária de uma pousada na cidade reclama da crise hídrica e relata que comerciantes estão se aproveitando da falta de água para encarecer o produto. 

“Eles estão se aproveitando da situação. No sábado a 10 litros de água custava 40 reais, depois passou para 50, 60 e ontem eu tive que comprar por 80 reais. Está um caso sério na cidade”, contou.

Segundo ela, Alagoa Grande sofre com problema de abastecimento desde dezembro de 2014, mas destaca que essa é uma situação que se repete todos os anos. “Está uma precariedade desde dezembro. Todo final de ano é mesma coisa”, disse. Apesar do colapso, em período exporádicos os moradores têm água nas torneiras. “Ontem fazia 14 dias que tinha água. Chegou nas torneiras, mas não passou nem três horas e muito escassa”.

Em Esperança, no Agreste (a 159 quilômetros da Capital) a falta de água é ainda mais grave, como relata um dos 32.530 moradores . Segundo José Agailto Batista Carlos, dono de um restaurante no município, há seis meses o fornecimento foi paralisado. Sem água em casa e no restaurante ele recorre aos carros-pipas particulares. O custo é de R$ 180 por carro-pipa, que rende, de acordo com o comerciante, cerca de nove mil litros de água.

“A gente sente o impacto. De vez de estar investido no nosso negócio temos que comprar comprar água”, lamenta. Ele conta também que tanto em sua casa, como no estabelecimento comercial foi necessário construir uma cisterna para guardar a água, bombear para caixa e recebê-la nas torneiras.

Em Esperança o Governo Federal disponibiliza quatro carros-pipa para as áreas periféricas da cidade. A operação distribui água potável para a população situada nas regiões afetadas pela seca. 

A solicitação de atendimento pela Operação Carro-pipa é feita diretamente à Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração. A demanda é encaminhada ao Exército, que faz uma avaliação técnica em conjunto com a prefeitura municipal. Constatada a necessidade, o município é incluído na operação e passa a receber água por meio dos carros-pipa contratados pelo Governo Federal.

Municípios em colapso de água:

São João do Rio do Peixe, Carrapateira, Triunfo, Distrito de Gravatá, Montadas, Algodão de Jandaíra, Nova Floresta, Cuité, Serra Redonda, Remígio, Esperança, Distrito São Miguel, Distrito Lagoa do Mato, Distrito Cepilho, Areial, Riacho Santo Antônio, Distrito Pindurão, Pilões, Alagoa Grande, Desterro, Cacimbas e Riacho dos Cavalos, Arara.

Municípios com racionamento:

Barra de São Miguel, Areia, Umbuzeiro, Nova Palmeira, Campina Grande, Barra de Santana, Caturité, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Distrito de Galante e Distrito São José da Mata, Aroeiras, Gado Bravo, Distrito Novo Pedro Velho, Nazarezinho, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Jericó, Mato Grosso, Casserengue, Belém, Caiçara, Logradouro, Riachão, Distrito Braga, Distrito de Rua Nova, Solânea, Riachão, Tacima, Dona Inês, Damião, Distrito de Barreiros, Distrito Logradouro, Distrito Cozinha, Bananeiras, Cacimba de Dentro, Araruna e Santa Cruz.

Municípios em estado de alerta:

Piancó, Serraria, Natuba, Puxinanã, Gurjão, Lagoa, São José da Lagoa Tapada, Cajazeiras e Monte Horebe




Com Portal Correio 

INSATISFAÇÃO: aprovação de Dilma cai de 42% para 23% diz Datafolha




Instituto ouviu 4 mil eleitores em 188 municípios, entre os dias 3 e 5 deste mês. Entre os ouvidos, 23% avaliaram o governo da petista como ‘ótimo’ ou ‘bom’.

O governo da presidente Dilma Rousseff é avaliado negativamente por 44% dos entrevistados, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (7). O índice de eleitores que avaliaram o governo da petista como “ótimo” ou “bom” é de 23%.

A última pesquisa divulgada pelo instituto, em 3 de dezembro de 2014, apontava que Dilma tinha avaliação positiva de 42% dos entrevistados. Outros 24% disseram no ano passado que o governo da presidente era “ruim” ou “péssimo”.

O resultado da pesquisa de avaliação do governo de Dilma feita neste mês é: - Ótimo/bom: 23% - Regular: 33% - Ruim/péssimo: 44% - Não sabe/não respondeu: 1%

Para 46% dos eleitores ouvidos pelo instituto, Dilma mentiu durante a campanha eleitoral do ano passado. Outros 14% acreditam que a então candidata falou apenas mentiras durante o processo.

A pesquisa Datafolha mostra ainda que 47% dos brasileiros consideram a presidente desonesta, 54% a consideram falsa e 50%, indecisa.

Outro dado levantado pela pesquisa indica que 26% dos eleitores disseram acreditar que a situação econômica do próprio entrevistado iria piorar neste ano. Outros 38% disseram que a situação deve permanecer da mesma forma como está.






Com G1

AZEDOU: imprensa aponta que casal de políticos do Sertão está descontente com governador Ricardo Coutinho




O jornal Gazeta do Alto Piranhas divulgou, na edição desta semana, na festejada coluna “faisqueira”, a informação que poucas pessoas sabiam que a prefeita de Cajazeiras Denise Oliveira e seu esposo, até então secretário do governo Ricardo Coutinho, Carlos Antonio, não compareceram a posse do governador, como uma forma de demonstrar a insatisfação por conta do desprestígio relacionado às nomeações de cargos no governo estadual. O fato foi relatado no Blog do jornalista cajazeirense Adjamilton Pereira.




De acordo com o Gazeta, os aliados do grupo político da situação cajazeirense, estão tomando as dores das lideranças, que não têm coragem para reagir, em razão das inúmeras nomeações que foram feitas sem que Carlos Antonio, Denise Oliveira e o deputado Jeová Campos fossem consultados.



Falando das mágoas, o jornal destaca que Carlos Antonio e Denise sonhavam em comandar a estrutura de saúde em Cajazeiras, mas não tiveram direito de indicar sequer um diretor.


Para fechar os comentários o gazeta diz que um aliado do grupo chegou a fazer uma postagem na rede social, encorajando e dando uma força as lideranças do grupo – “quem tem a coragem para fazer o bem, tem que ter a sabedoria de suportar a ingratidão”.






Com PB Agora

Pré-candidato a prefeito morre em acidente


Geraldo Pedro de Oliveira, 44 anos, conhecido por “Cachacinha”, faleceu, na noite deste sábado (07), no sítio Cajazeirinhas, município de Catolé do Rocha (PB), em decorrência de acidente de trânsito. Ele bateu uma moto em uma vaca, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
“Cachacinha” era muito conhecido no município de Catolé do Rocha e toda região. Seu nome era especulado como candidato a prefeito de Riacho dos Cavalos nas eleições municipais de 2016.


Com MaisPB

Comoção: TV mostra drama de Maguila contra doença

Maguila
Desde que foi diagnosticado com Mal de Alzheimer e demência pugilística, o ex-boxeador Maguila fez poucas aparições públicas. Mas neste domingo, a Rede Record apresentou uma reportagem mostrando o preocupante estado de saúde dele. Apesar da dificuldade para se movimentar, Maguila conseguiu dar entrevista, cantou um samba e gerou muita comoção nas redes sociais, chegando ao “Trending Topics” mundial.
Maguila está internado na Santa Casa de São Paulo há nove meses e não há qualquer expectativa de melhora. De acordo com a mulher, Irani Pinheiro, ele tem piorado cada vez mais. Mesmo assim ainda mostra o perfil de atleta: “a luta só para quando a gente morre. Eu estou lutando para estar vivo. Quero viver muito. A luta é até o último dia e não pode parar de lutar. Não desisto, não”. Ele inclusive mostrou esperança: “estou calmo, tranquilo, uma hora eu saio daqui”.
A maioria das frases de Maguila vinham com longos intervalos, já que ele mostrou dificuldade até para respirar. Mas surpreendeu ao cantar um samba de Bezerra da Silva, “Quem usa antena é televisão”.
Maguila também mostrou orgulho ao falar da carreira. O campeão brasileiro, sul-americano e mundial (pela WBF) ressaltou a importância dos títulos nas décadas de 80 e 90: “ali nasceu o boxe, começou tudo de novo comigo”, afirmou ele, lembrando que, de fato, foi ele que resgatou a popularidade do esporte no Brasil.
Esse orgulho também foi mostrado por fãs no Twitter. Muitas pessoas lembraram com saudades e outras disseram que não conheciam a carreira de Maguila, algo que também foi resgatado com detalhes na reportagem.



Com Terra

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Patu ganhará novo empreendimento Imobiliário neste sábado



O município de Patu, no Rio Grande do Norte, ganhará neste sábado, 7 de fevereiro, um novo empreendimento imobiliário sob a responsabilidade da empresa Antônio Suassuna Barreto Filho - ME.  

O desmembramento “Novo Manuê”, continuação da fazenda Manuê de Toinho Suassuna Filho, fica localizado a 300 metros do centro da cidade e, 600 metros do Santuário de Lima, principal ponto turístico religioso da região.

A área desmembrada e de 211 lotes, com terrenos a partir de 288,00 metros quadrados de fácil acesso, com a sua localização às margens da BR-226, saída para Catolé do Rocha.

O lançamento do “Novo Manuê” será a partir das 8h. O investimento em cada terreno é facilitado em parcelas fixas que podem chegar até 60 meses. O sinal para aquisição do terreno é de R$ 800,00(Oitocentos Reais) para os lotes de frente para a BR e de R$500,00 (quinhentos reais) os demais.

Os interessados em adquirir terrenos podem entrar em contato com o nosso departamento de vendas, sob a responsabilidade dos Corretores de Imóveis Izidro Soares (CRECI 591-F) e André Guedes(4971-F) através do plantão de vendas no local ou pelos telefones: (83)34212514/9961-1323/9946-5870/8620-1566 e/ou pelo e-mail: iscorretor@ig.com.br. 

Área Privilegiada

O desmembramento “Novo Manuê” contará ainda com a construção de Fórum Judiciário da cidade, que já está com o processo de doação do terreno em andamento. Além da valorização financeira do imóvel, a área é avaliada positivamente pela localização geográfica e o crescimento urbano.





Assessoria

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Hugo Motta repudia corte do subsídio por parte do Governo Federal


Durante entrevista ao programa Cidade em Debate da Rádio Itatiunga FM, o deputado federal Hugo Motta repudiou o corte do subsídio por parte do Governo Federal que barateava o valor da saca de milho vendida aos pequenos produtores.  

O valor da saca de 60 kg de milho, sem o subsídio dado pelo Governo, subiu de R$ 21,00 (vinte e um reais) para R$36,41 (trinta e seis reais e quarenta e um centavos). “Já nessa primeira semana vamos à Conab cobrar uma solução. Estamos em forte estiagem há três anos e esse apoio é o que garante a vida dos rebanhos dos pequenos produtores”, afirmou.  

Hugo Motta disse ainda que o aumento de 73,38% traz prejuízos aos 25 mil pequenos produtores paraibanos cadastrados pela Conab. “O que o Governo Federal precisa garantir é o desenvolvimento da economia aqui na região, que já está afetada pela seca. Os investimentos e os subsídios têm que aumentar e não o contrário”, retrucou.  

Pequenos criadores de aves, suínos, caprinos e microagroindústrias de beneficiamento e produção de ração são os que estão diretamente prejudicados com a medida do Governo.





Assessoria 

Em Pombal: Motorista é encontrado morto dentro de casa e família suspeita de infarto

Em Pombal: Motorista é encontrado morto dentro de casa e família suspeita de infarto

Um fato chamou a atenção da reportagem do portal na manhã desta segunda-feira (2), quando populares informaram a localização do corpo de um homem em uma residência no Bairro Santa Rosa (FOTO).
Ao chegar ao local foi constatado o cadáver cuja identificação era do caminhoneiro Iremar Queiroga de Assis, 63 anos, viúvo, e que residia à Rua Manoel Bezerra de Sousa, 476.
Como ele morava sozinho, vizinhos e amigos só tomaram conhecimento do óbito durante a manhã.
Informações colhidas junto a familiares e amigos davam conta de que Iremar Queiroga apresentava problemas de saúde e necessitava tomar medicamento controlado para hipertensão.
Estava proibido de beber, assim como consumir certos alimentos, mas não estaria observando a prescrição médica.
Na noite do domingo ele como conversou com vizinhos até por volta das 23h, depois se retirou.
Nas primeiras horas da manhã, Adriano da Silva Nóbrega, que já havia trabalhado com ele achou estranho o mesmo não acordar cedo como costumeiramente fazia e a casa permanecer fechada.
Após chamar por diversas vezes e Iremar não responder resolveu pedir ajuda a outros moradores da rua para saber o que teria acontecido, foi quando descobriram que o senhor estava morto na própria cama.
Ainda com relação ao que foi repassado ele deixou a profissão de caminhoneiro em virtude de que a saúde não possibilitava mais realizar viagens, vendendo o caminhão e passando a viver da aposentadoria.
Pelas características apresentadas a “causa mortis” teria sido um infarto fulminante o que deverá ser constatado após laudo médico.



Com Liberdade PB

Enfermeira do Samu morre e homem fica ferido após colisão entre veículos na BR-230

147491,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0

Uma enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 27 anos, morreu na manhã desta terça-feira (2) ao se envolver em um acidente no km 431 da BR-230, no município de Pombal, a 370 km de João Pessoa. Flávia Cristina Fernandes tinha saído do plantão e seguia para casa. A vítima morreu presa entre as ferragens.
1797565_462001863947180_1357596858371131975_n
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Pombal, a enfermeira dirigia um veículo Chevrolet Celta com destino a cidade de Sousa quando o carro dela foi atingido de frente outro automóvel Siena, que vinha no sentido contrário.
Devido à batida violenta, Flávia Cristina morreu na hora. Além do Samu, ela trabalhava em um dos hospitais de Pombal. O condutor do outro veículo foi socorrido para o Hospital Regional de Pombal com fraturas. O estado de saúde do ferido ainda não foi informado.
Policiais rodoviários estiveram no local do acidente e estão investigando qual dos carros invadiu a faixa contrária. O corpo da enfermeira foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Patos, no Sertão do estado.


Com Portal Correio

Cássio critica mensagem de Dilma ao Congresso

Crédito: Gerdan Wesley

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), líder do PSDB no Senado Federal, criticou, nesta terça-feira (03), a menagem da presidente Dilma Rousseff (PT) ao Congresso Nacional. O senador considerou uma “afronta ao povo brasileiro e ao próprio parlamento” citar a Petrobras, envolvida em escândalos de gestão e corrupção investigados pela Polícia Federal e Ministério Público, como um “núcleo de eficiência, de bons resultados”.
“É um deslocamento da realidade que preocupa. Nada pior do que ter um governo que se desloca da realidade, e ao que parece, esse governo está completamente deslocado da realidade”, ressaltou o tucano.
Ele aproveitou para lembrar a postura que os tucanos terão nas atividades no Congresso Nacional. “O princípio geral do PSDB será sempre de uma voz em defesa do povo brasileiro, do trabalhador  brasileiro, e nós não vamos permitir que o nosso povo seja chamado a pagar uma conta que ele não gerou. O governo que cumpra seus compromissos com o corte de gastos. Na linguagem popular, ‘quem pariu Mateus que o embale’.”
Em entrevista ao jornal O Globo, Cássio também ressaltou a ausência da presidente da República na cerimônia de abertura dos trabalhos do Congresso Nacional. “Dilma explicitou sua insatisfação com o Congresso fazendo beicinho e dizendo: ‘perdi, não vou!’. Na Inglaterra, a rainha Elizabeth escolhe a sua mais vistosa coroa para ir ao Parlamento, num gesto de respeito”, destacou.


Com MaisPB

Ambulância do Samu é flagrada realizando transporte de bolo e refrigerante na PB

3938262_x360

Um vídeo gravado por cinegrafista amador flagrou o momento em que uma socorrista, funcionária da Secretaria de Saúde de João Pessoa, acompanhada de uma mulher que carrega uma torta entra em uma ambulância de propriedade do município. Segundo o cinegrafista amador, que preferiu não se identificar, a gravação foi feita por volta das 11h25 da segunda-feira (2), no bairro de Miramar, na capital paraibana.
O vídeo mostra ainda o momento em que o motorista coloca um recipiente de plástico no carro, onde aparentemente, segundo o autor do vídeo, estavam alguns docinhos de festa. Durante toda a ação, o giroflex da ambulância permaneceu ligado.
A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) informou através de uma nota oficial que está abrindo sindicância para identificar os profissionais flagrados utilizando o veículo de forma indevida. Ainda segundo a SMS, “um processo administrativo vai apurar em toda a sua extensão o desvio de finalidade e definir sobre eventuais punições dos acusados”. Os responsáveis poderão ser enquadrados em penas que podem variar de advertência, suspensão a exoneração.
O autor do vídeo conta em sua página em uma rede social  que tomou um susto com a sirene de uma ambulância no bairro e ficou olhando a ação, imaginando ser um salvamento. Ele comenta que se surpreendeu ao presenciar o motorista e uma socorrista saírem da residência onde estava estacionada a ambulância com alimentos. Segundo o autor do vídeo, antes de começar a gravar, os funcionários da SMS teriam saído da casa com salgados e refrigerantes, que foram colocados na parte traseira do veículo.
Após observar a movimentação, ele decidiu começar a gravar e flagrou o momento em que o bolo confeitado é colocado no veículo. Após alguns minutos o veículo sai da residência, com o giroflex  acionado, carregando a torta e uma pessoa que estava na casa e ajudou a colocar os alimentos no veículo.



Com G1PB

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Hugo Motta toma posse e destaca compromisso com o trabalho



Foi realizada na manhã deste domingo, 1º de Fevereiro, na Câmara Federal, a cerimônia de posse dos 513 deputados federais, que comporão a 55ª legislatura.

De acordo com o parlamentar paraibano, deputado Hugo Motta, ser eleito para o segundo mandato, além de ser o reconhecimento ao trabalho, aumenta a responsabilidade para com a população.  "É uma data importante, pois marca o início dos trabalhos que vamos desenvolver em prol de uma país melhor, mais justo.
Quero agradecer, de coração, a todos que em mim confiaram para cumprir a missão de representar o nosso estado, a Paraíba, e o nosso Brasil. Tenham a certeza de que continuarei trabalhando firme com o objetivo de atender aos anseios da população", afirmou.

Hugo Motta foi reeleito pelo PMDB com mais de 123 mil votos nas eleições de 2014.

Eleição da Mesa Diretora da Câmara

O deputado Federal Eduardo Cunha, do PMdB do Rio de Janeiro, foi eleito em primeiro turno com 267 votos.

Em seu primeiro discurso como presidente, Cunha destacou a garantia de governabilidade e de pautar temas importantes para a sociedade. "Passou a disputa, a página está virada. O que temos que fazer é começar a trabalhar, e vamos imprimir o ritmo que os deputados querem e precisam. Vamos reunir para falar sobre o orçamento impositivo já na próxima semana, e estaremos sempre prontos para o debate sobre o Brasil", pontuou.

Hugo Motta, que apoiou a candidatura de Eduardo Cunha, ressaltou os compromissos do novo presidente da Câmara Federal. "Dois pontos fundamentais são compromisso de Eduardo Cunha e que vem ao encontro do que a sociedade espera: a reforma política e o pacto federativo. Precisamos discutir e fazer acontecer a reforma, além de estabelecer novas formas de redistribuição dos recursos através do pacto federativo. Tenho certeza que, com esse pensamento, a Câmara Federal estará mais próxima da população", ressaltou.




Assessoria 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More