O Ministério da Saúde liberou o empenho de R$ 5 milhões para a reforma e ampliação do Hospital de Cabedelo – PB, oriundo do projeto apresentado pelo deputado federal paraibano Manoel Junior (PMDB). A informação foi repassada pelo ministro da pasta, Arthur Chioro, diretamente ao deputado, na tarde desta terça-feira, 30. Até o final do projeto, serão cerca de R$ 17 milhões.
O parlamentar, que está essa última semana do ano em Brasília cumprindo agenda de visitas aos Ministérios, comemorou a liberação.
“É uma ótima notícia. Mais uma vez reafirmo meu compromisso com Cabedelo, onde sempre tive votações expressivas. Estou com a sensação de dever cumprido, tendo em vista que com esses recursos, posso ajudar o municio de Cabedelo justamente numa área vital, que é a da saúde”.
Junior ressaltou que este pleito foi solicitado em outubro de 2013, ao então Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que autorizou a priorização da proposta e posterior liberação do recurso. De lá para cá, foram várias audiências com o ministro e com a equipe técnica para reajustamento e celeridade do processo.
“Eu e o prefeito de Cabedelo apresentamos a proposta ao Ministro Padilha há quase dois anos. Na época, ressaltamos que já tínhamos o projeto de engenharia, bem como as planilhas de custos e todas as etapas para a realização do pleito”, explica o deputado paraibano.
De acordo com os técnicos do Ministério da Saúde, o projeto de Reforma do Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa precisou ser separado em duas etapas devido as limitações orçamentárias do Ministério. Agora está sendo empenhado a primeira etapa, o que, sem dúvidas, é uma grande conquista, porque essa unidade de Saúde necessita efetivamente desse recurso para melhorar sua infraestrutura e assim atender melhor a população Cabedelense.
Problemas como a fragilidade da atual estrutura física do Hospital, bem como o déficit de leitos hospitalares para atender a população fizeram com que o local sofresse intervenção por parte da equipe do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM/PB) em setembro deste ano. A denúncia foi feita na época pelos médicos que trabalham na unidade hospitalar.
O deputado lembra que esses recursos vão alavancar a qualidade do hospital “Com esses investimentos que consegui junto ao Ministério da Saúde, o hospital chegará, enfim, à condição de um hospital de atendimento de excelência não só para a população de Cabedelo, mas também de Lucena. São dois municípios importantes da área metropolitana de João Pessoa e litoral norte da Paraíba”, conclui.
Assessoria
0 comentários:
Postar um comentário