Sample Text

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Cajazeiras vai realizar manifestação pública, cobrando o imediato funcionamento da UPA e a construção do IML


Entidades da sociedade civil de Cajazeiras, sindicatos, partidos políticos e a comunidade em geral estão se mobilizando para um movimento público, que vai acontecer na quarta-feira, dia 27, a partir da 8:30hs, em frente ao prédio da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, com a finalidade de cobrar o imediato funcionamento da unidade, concluída a mais de um ano e inaugurada com festa pelo governador Ricardo Coutinho e a prefeita Denise Oliveira, no dia 22 de agosto, no aniversário da cidade, mas ainda fechada e sem previsão de funcionamento.
A manifestação também vai cobrar do governo do estado a construção do IML de Cajazeiras, uma das obras mais exigidas pela população do alto sertão, que vem acompanhando o constrangimento das famílias de pessoas mortas em acidentes, ou de forma violenta, que ficam expostas, por horas seguidas, aguardando a perícia do IML de Patos.
A UPA de Cajazeiras, que está fechada e entregue às baratas, foi inaugurada sem que fosse instalada energia e com equipamentos retirados do Hospital de Pombal e de outras Unidades de Saúde do estado, apenas para a solenidade. O seu funcionamento servirá para desafogar o Hospital Regional, já que em todas as ocorrências atendidas pelo SAMU da região, os feridos serão encaminhados inicialmente para a UPA e, só depois do quadro de saúde estabilizado, é que o paciente será transferido para o Hospital de referência especializa.
 O Estado repassou para o município a gestão da UPA e a Prefeitura está querendo entregá-la a Faculdade Santa Maria e, nesse empurra, empurra, a comunidade sertaneja fica no prejuízo, já que poderia ter ao seu dispor mais um importante equipamento de saúde.
 O vereador Jucinério Félix disse que além da mobilização popular, vai encaminhar denuncia ao Ministério da Saúde e ao Ministério Público Federal, para que adotem as providências legais, já que a Portaria nº 342/2013, do Ministério da Saúde, estipula um prazo de 90 dias, após a conclusão da obra para que UPA comece a funcionar, o que não foi cumprido em Cajazeiras.
 No que se refere à construção do IML, mesmo com a doação do terreno e com recursos alocados em Brasília, até agora o governador Ricardo Coutinho tem feito ouvidos de mercador para a reivindicação.

Fonte: Blog do Adjamilton 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More