Sample Text

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Guerra das saias: Pombal vive expectativa de realizar nova eleição municipal



Moradores de Pombal, localizada a 376 quilômetros da capital João Pessoa, vivem a expectativa de terem de ir às urnas novamente. 

A prefeita reeleita Pollyanna Dutra teve seu registro de candidatura negado, ou seja, a mesma foi Impugnada pelo TSE no dia 18 de Dezembro de 2012. Agora os Pombalense espera que o acordão seja publicado para que assim possam saber de fato se a segunda colocada nas eleições no município, Mayenne Bandeira (PMDB) é empossada ou se vai realmente ter novas eleições. 

A qualquer momento o acordão será publicado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). 

Agora a decisão quem vai tomar é a Juíza, Dra. Isa Mônia Vanessa de Freitas Paiva (FOTO), se empossa Mayenne Bandeira ou se pede novas eleições na cidade.



De acordo com a legislação, como a candidata esta impugnada, acontecerão novas eleições em um prazo de 30 a 40 dias e os candidatos que causaram a impugnação ficam proibidos de participar do pleito.  

Entenda o caso: Pollyanna Feitosa era casada com o ex-prefeito Jairo Feitosa, que morreu no mandato. Ele tinha sido eleito em 2004. Na eleição seguinte (2008), Polyana se elegeu prefeita, e repetiu o feito em 2012. Mas, no entendimento do relator do processo no TRE, juiz Miguel de Britto Lyra, “Pollyanna não poderia concorrer à reeleição porque, assim, ela estaria pleiteando um  terceiro mandato” 

Pela Sumula Vinculante nº 18, ao se eleger a primeira vez, em 2008, já caracterizou reeleição, por conta do seu grau de parentesco com o ex-prefeito Jairo Feitosa. Agora, em 2012, então, seria a re-reeleição, que é vedada pela legislação eleitoral. 


Dayana Trigueiro 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More