Sample Text

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Ministério da Defesa confirma a Cássio, compra de ISL para o aeroporto João Suassuna

A contagem regressiva para a instalação do ILS (Instruments Landing System) no Aeroporto João Suassuna já começou. A confirmação da compra do aparelho foi feita ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB), nesta quarta-feira (08) pelo Departamento de Controle Aéreo (DECEA) do Ministério da Defesa. “Esta é uma grande notícia: o ILS irá trazer maior orientação nos pousos e garantir segurança aos passageiros e turistas”, comemorou Cássio Cunha Lima.

De acordo com informações prestadas pelo Cel. Fernando, do DECEA, no Rio de Janeiro, a compra do aparelho junto a uma empresa alemã já foi autorizada, sendo prevista sua chegada ao Brasil até o final de março. Segundo o oficial, o processo de instalação (pré-site) do ILS está em ritmo acelerado dentro do DECEA, e a expectativa do Comando da Aeronáutica e do Ministério da Defesa é colocar o equipamento de segurança em operação nos primeiros meses de 2013. Cássio Cunha Lima fez questão de ressaltar que a instalação do ILS foi um pleito “de toda a bancada paraibana”, e irá representar mais segurança a todos os usuários do aeroporto João Suassuna.

Ainda segundo o DECEA, uma equipe técnica do CINDACTA 3 promoveu no último mês de dezembro, uma avaliação de viabilidade operacional, quando foi iniciado o processo junto aos sistemas de controle de navegação para introduzir o aparelho no sistema. O ILS ou Instrument Landing System é um sistema de aproximação por instrumentos, que dá uma orientação precisa ao avião que esteja pousando em determinada pista. Ele consiste em dois sistemas distintos, um deles mostra a orientação lateral do avião em relação a pista, e o outro mostra o ângulo de descida, ou orientação vertical. O sistema é baseado na transmissão de sinais de rádio que são recebidos, processados e apresentados nos instrumentos de bordo do avião. A aproximação ILS (Instrument Landing System) é também chamada de “Aproximação de Precisão” (Precision Approach), por contar com as informações do Localizador em VHF (Very High Frequency) e do Glide Slope em UHF (Ultra High Frequency), fornecendo informações para o alinhamento com o eixo da pista e com a trajetória correta de planeio para o pouso.

PLEITO

Através de ofício endereçado ao CINDACTA III - Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Trafego Aéreo III o senador Cássio Cunha Lima solicitou oficialmente no último dia 22 de novembro do ano passado, “os préstimos no sentido de proceder visita técnica (Pré-Site) ao Aeroporto Presidente João Suassuna, em prol de viabilizar a instalação do sistema ILS (Instrument Landing System), conforme o rito adotado pelas autoridades aeronáuticas. De acordo com o ofício, tal providência “atenderá uma demanda não apenas de Campina Grande, mas, especialmente, de toda a região central do Nordeste, posto que a cidade é a segunda maior do estado sendo polo comercial, industrial, educativo e turístico”.

Anote-se, prossegue o ofício, “por oportuno, que nos meses de junho e julho, quando o fluxo de passageiros aumenta consideravelmente, em função da realização do Maior São João do Mundo (evento marcante no calendário turístico nacional), o uso do aeroporto fica prejudicado seja pelo tempo ou por falta de instrumentos, deslocando os voos para cidades como Recife e João Pessoa. “Desta forma, com essa visita técnica e a consequente instalação do equipamento a região ficará apta a receber mais voos e aeronaves, com segurança e qualidade em seus pousos”, conclui o senador paraibano, que disse ainda que a união dos parlamentares foi decisiva para que esse pleito fosse conquistado.





Ascom

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More