Sample Text

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Problema em portaria suspende venda de milho pela Conab, no Sertão da PB



Produtores rurais da Paraíba estão impossibilitados de comprar milho subsidiado nos armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento, Conab, no Sertão paraibano. A constatação é do deputado federal Wilson Filho (PTB) após receber inúmeras ligações de agricultores sertanejos.

O deputado federal informou que a portaria interministerial perdeu a validade no dia 30 de setembro, mas não foi renovada e a venda de milho subsidiada foi suspensa. Porém, o político manteve contato com o presidente da Conab, Rubens Rodrigues, nessa terça-feira (8) e recebeu a garantia que a portaria será reeditada e nos próximos dias à venda será reiniciada.

“Os depósitos da Conab estão cheios. O milho a preço subsidiado é muito importante para o pequeno criador nordestino. Não podemos deixar que uma questão burocrática suspenda à venda do produto a preços menores. O presidente me garantiu que vai reeditar a portaria nesta quarta (9) e ainda esta semana os agricultores terão acesso ao milho”, revela Wilson Filho.

A portaria interministerial é um ato administrativo contendo ordens e instruções acerca da aplicação de leis. Neste caso, esse documento, autorizado pela presidência da república e editado pelos ministérios da agricultura, fazenda, planejamento e MDA, é imprescindível para que a Conab venda o milho subsidiado, por valor inferior ao valor de compra. Sem esta portaria, a Conab fica impedida de executar o programa, sob pena de ser desaprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e das sanções decorrentes.

“Os efeitos da seca ainda estão presentes e geraram perdas incalculáveis. É inadmissível que toneladas de sacas de milhos fiquem estocadas dentro dos armazéns enquanto agricultores não tenham como alimentar os animais. Os pequenos produtores rurais estão descapitalizados devido à perda de parte dos seus rebanhos e não têm condições de comprar milho a preço de mercado”, comentou o deputado federal.


Fonte: FolhadoSertão

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More