Sample Text

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Mãe de quíntuplos corre risco de perder filhos na Paraíba, diz médico

A agricultora paraibana Maria da Silva, de 40 anos, que está grávida de quíntuplos, pode perder as crianças, segundo o médico que acompanha o caso desde o início. O ultrassonografista Ricardo Liberato disse que considera impossível que os filhos consigam nascer. Apesar do diagnóstico, a mãe fará um exame com outro médico.

Ricardo disse que fez dois exames detalhados e identificou que em quinze dias os sacos gestacionais não se desenvolveram para embriões. "Isso é uma prova de que ela não terá mais os filhos. Estou triste por isso, mas infelizmente estou convicto de que os fetos não se desenvolveram", argumentou.

O médico disse que pediu a curetagem, procedimento de retirada do feto, para não deixar a paciente correr risco. "Desde o início eu disse que era uma gravidez de alto risco, até pela idade dela. Agora, que os sacos estagnaram é mais perigoso ainda, pois ela está sangrando e pode pegar uma infecção", disse.

Apesar da avaliação do ultrassonografista, Maria não aceitou fazer o procedimento e decidiu realizar exames com outro médico para se certificar realmente de que a gravidez não terá sucesso. A reportagem falou com a agricultora, que se disse triste. "Eu só tiro quando ver que não tem mais jeito. Enquanto tiver Deus eu acredito que ainda vai dar certo.



A próxima ultrassonografia será realizada na sexta-feira (20) na cidade de Patos, no Sertão da Paraíba. Se for confirmado que os sacos gestacionais não se desenvolveram é que ela deve abortar. A gestação está na nona semana e a recomendação é de que uma avaliação somente seja tomada a partir da décima.


Maria disse ter ficado muito contente quando descobriu a existência de cinco crianças no útero. A chegada das cinco crianças já estava sendo comemorada por toda a família. Maria da Silva mora na Zona Rural de Pombal, no Sertão da Paraíba. Ela é casada há 12 anos com Valmir Lima e já tem um filho, David Gomes, de 11 anos de idade. A gravidez veio depois que o casal decidiu ter o segundo filho. Após a primeira ultrassonografia, no dia 28 de junho, a mulher descobriu que seria mãe de mais cinco crianças.

A agricultora sabe que a gravidez é complicada e que é muito recente para ter um diagnóstico da situação, mas todos estão na torcida para que tudo ocorra bem. "Eu estou muito feliz, pois tanta gente queria ter um filho e não tem a oportunidade de ter. Vai ser difícil, mas se Deus me mandou cinco é porque ele sabe que eu terei condições de criar todos", diz Maria.

RELEMBRE A ENTREVISTA COM MARIA SILVA:


O caso de Maria da Silva é considerado raro. De acordo com especialistas, a chance de uma mulher ficar grávida de quíntuplos sem nenhum tipo de tratamento artificial é de uma em 40 milhões.


FOLHADOSERTAO com G1PB

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More