Sample Text

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Pedras de Fogo pode perder campus do IFPB por causa de briga política


O município de Pedras de Fogo (a 42,17 quilômetros de João Pessoa) está prestes a perder um campus do IFPB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), antiga Escola Técnica, por conta de uma briga política. Termina sexta-feira (10) o prazo para que o prefeito Derivaldo Romão (PSB) doe um terreno para construção do campus, já autorizado pelo Ministério da Educação.  
Só que quem conseguiu a instalação do IFPB foi o deputado federal Manoel Júnior (PMDB), adversário de Romão. Com maioria na Câmara dos vereadores, o prefeito estaria vetando a proposta de doação da área. 

Para instalar o campus, o atual prefeito precisa doar o terreno que foi autorizado pelo MEC para o funcionamento do instituto, mas apesar de toda a argumentação de Manoel Junior e dos vereadores de oposição junto ao prefeito, até esta terça-feira (7), nada foi feito. O reitor do IFPB, João Batista de Oliveira, confirmou que o prazo expira na próxima sexta.
“Independente das divergências políticas, é preciso que tenhamos a grandeza de focarmos as nossas ações no que de fato interessa a população de Pedras de Fogo, que é ter um campus do IFPB” explicou o peemedebista.  
No IFPB de Pedras de Fogo vão funcionar as instalações do Centro de Vocação Tecnológico (CVT), construído com recursos de emendas individuais do deputado federal peemedebista. Ao todo, o parlamentar destinou R$ 1,4 milhão para a obra. 
 
Quando instalado, o campus contará com os cursos técnicos de Edificações, Manutenção Automotiva, Açúcar e Álcool, Transações Imobiliárias e Logísticas e dois cursos superiores: Construção de Edifícios e Gestão da Produção Industrial. “Os cursos foram pensados já levando em conta a realidade local”, destacou Manoel Junior.

O deputado conta que conseguiu a autorização depois de uma articulação junto á própria presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o que garantia a expansão de um campus do IFPB, onde as aulas já poderiam ser iniciadas em julho próximo.

Pedras de Fogo, no Litoral Sul da Paraíba, tem uma população é estimada em 27.116 habitantes. De acordo com o PNUD, seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é de 0,568. O PIB per capta é de R$ 7.839,61 e o município não conta com nenhuma instituição de ensino superior.

Fontes: Assessoria de Comunicação de Manoel Junior com informações de Hermes de Luna (Portal Correio)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More