Sample Text

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Protesto de ambulantes de Campina Grande contra ação da PMCG dura mais de 5 horas e se transforma em um dos maiores da história da cidade





Um dia de inferno nas ruas centrais de Campina Grande. O protesto dos comerciantes ambulantes de Campina Grande, realizado nesta segunda-feira (20), durou mais de cinco horas e foi um dos maiores da história da cidade. Revoltados com a decisão da PMCG que acionou a Justiça para reirá-los das ruas, os ambulantes invadiram as ruas Maciel Pinheiro, e Floriano Peixoto no centro de Campina Grande.

O Movimento é realizado por comerciantes ambulantes foi uma reação a uma determinação da PMCG, ao anunciar que irá retirar os vendedores ambulantes das ruas da região central campinense.


Os comerciantes alegaram que as promessas de regularização dos ambulantes não está sendo cumprida pelo prefeito Romero Rodrigues .A manifestação aconteceu entre as ruas Maciel Pinheiro e Floriano Peixoto, em frente á secretária de administração e finanças.. O grupo fechou o cruzamento entre a Avenida Floriano Peixoto e a rua Maciel Pinheiro.

Segundo Arimateia Cirne, que esteve à frente da mobilização, cerca de 100 pessoas foram prejudicadas com a proibição. Entre elas estão ambulantes que comercializam qualquer tipo de mercadoria e também o pessoal que realizava panfletagem.

Os ambulantes cobraram do prefeito Romero Rodrigues que se pronunciasse a respeito. Caso contrário, eles iriam permanecer bloqueando o trânsito. Por conta do protesto, o trânsito ficou um caos com várias ruas congestionadas. O trânsito fluio lentamente. Um imenso corredor de ônibus foi formado. Os ônibus não conseguiram chegar no Centro e em seu destino, atrasando a viagem dos passageiros. Muitas pessoas não tiveram paciência e desceram no Terminal Integração preferindo ir a pé até o Centro.

O congestionamento se estendeu até a tarde. A Polícia Militar foi chamada para conversar com os manifestantes e convencê-los a liberar o trânsito. Mesmo assim, o congestionamento continuou. Os ônibus eram liberados gradativamente, enquanto nova fila de veículo se formada por toda extensão da avenida Floriano Peixoto. Os manifestantes permaneceram durante horas concentrados em frente ao prédio da PMCG onde funciona a secretaria de Finanças.


Ação - Em meio ao protesto, a determinação da justiça para retirada dos ambulantes das ruas centrais de Campina Grande foi cumprida, conforme ação movida pela Prefeitura de Campina Grande. A partir desta segunda-feira (20), a presença dos ambulantes na área central da cidade está proibida. A medida atendeu a ação do Ministério Público, que, por sua vez, reconheceu as reivindicações de lojistas e comerciantes regulares. Na última sexta-feira, a PMCG notificou todos os ambulantes, avisando da proibição a partir desta segunda.


O secretário de Serviços Urbanos do Município, Geraldo Nobre, lembrou que esse tipo de comércio é ilegal. “A presença de ambulantes tem gerado reclamações de comerciantes e da população em geral, já que muitos invadem as calçadas, atrapalhando o comércio de quem está em dentro da legalidade, como também a passagem dos pedestres”, disse o secretário.


O coordenador lembrou que o comércio ambulante provoca evasão de divisas, já que, segundo ele, a maior parte das mercadorias vendidas é adquirida fora da cidade, gerando lucro para a fonte vendedora, “com o agravante que muitos desses comerciantes clandestinos residem fora de Campina, e, portanto, o resultado das vendas também migra".






PBAgora
Foto: ParaibaOnline

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More