Sample Text

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

MENSALÃO FAMILIAR? Denúncia envolvendo parentes do marido da prefeita de Pombal aponta ‘nepotismo’ em licitação; primo e filho beneficiados


No Brasil em que os holofotes da imprensa estão voltados para o julgamento do mensalão do PT, no Supremo Tribunal Federal, na Paraíba, outro tipo de mensalão estaria começando a ser desvendado – trata-se de uma denúncia envolvendo a prefeitura de Pombal, que também tem uma gestora do PT, em uma espécie de ‘mensalão familiar’. A denúncia foi feita nesta segunda-feira (10), no guia eleitoral da peemedebista Mayene Van, que é candidata à prefeitura da cidade nas eleições deste ano.

A reportagem do PB Agora apurou a denúncia e constatou algumas coincidências que evidenciaram o suposto favorecimento de familiares da prefeita e do esposo da prefeita em licitações envolvendo a construção de duas creches na cidade. É que as duas empresas vencedoras das licitações pertenceriam a dois primos do prefeito de Brejo do Cruz, conhecido como Barão, que por sua vez é esposo da prefeita de Pombal, Polyana Dutra (PT).

empresa D2 Construção LTDA, por exemplo, que tem Maria José Dutra de Oliveira (prima do prefeito de Brejo do Cruz) como uma das proprietárias venceu a licitação N.08.948.697.0158/2012 para construir a Creche Francisco Pereira Vieira no valor de R$ 1.490.060,09.

Já a empresa Construções LTDA – EPP, que tem como um do proprietários João Bosco Dutra de Oliveira, que é irmão de Maria José Dutra de Oliveira e também primo do prefeito de Brejo do Cruz venceu a licitação N.08.948.697.0159/2012 para construir a Creche no Loteamento Cícero Gregório, no valor de R$ 1.489.103,55. Coincidentemente, esta empresa -Construções LTDA – EPP- tem como um dos sócios, além do primo do prefeito, também o filho do prefeito de Brejo do Cruz, Rafael Freire Dutra, que nada mais é que enteado da prefeita de Pombal, município onde as empresas foram vencedoras.

Ainda segundo informações colhidas pela reportagem do PB Agora, a segunda licitação, que tem o enteado da prefeita como um dos sócios da empresa vencedora foi cancelada logo após a denúncia no guia eleitoral da peemedebista.

A reportagem do PB Agora tentou entrar em contato com a prefeitura de Pombal, mas não obteve sucesso e deixa o espaço aberto para quaisquer direito de resposta por parte da atual gestão.

Atualmente Polyana Dutra e Mayene Van enfrentam uma disputa acirrada na cidade. Polyana teve o registro indeferido pela justiça eleitoral já que sua candidatura, segundo entendimento do Ministério Público se configuraria em um terceiro mandato.

Polyana sucedeu o esposo na gestão municipal e de acordo com a legislação familiares até certo grau de parentesco não podem revezar a gestão e tem que dar oportunidade para outros candidatos. Assim, Polyana encontra-se inelegível. A candidata do PT ainda recorre na justiça e espera o julgamento do TSE para tentar fazer valer a postulação nestas eleições.



PB Agora  

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More