Sample Text

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Artistas da terra sofrem com ‘exploração’ financeira de empresários em bares da Capital

A cantora Val Donato, vocalista da Banda Val Donato e Os Cabeças, concedeu entrevista ao Portal PB Agora e “soltou o verbo” a respeito do exorbitante percentual cobrado por empresários de Casas de Shows e bares aos artistas que se apresentam nas noites de João Pessoa.

Val Donato informou que o empresariado além de lucrar com o consumo dos clientes, ainda exige que a bilheteria e/ou o couvert artístico seja dividido à metade, ou seja, 50% do que se arrecada nesse sentido vai para os proprietários de casas de show e bares da Capital. Ela acrescenta que muitas vezes sequer é oferecida uma estrutura adequada para se trabalhar.

“A gente se esforça, ensaia, racha a cuca tentando fazer músicas bacanas, enche os bares de pessoas que já dão o lucro necessário ao bar através do consumo e os caras ainda querem 50% de uma bilheteria onde o ingresso já é barato! Em JP, um show de rock com ingresso custando 15 reais é considerado caro, mas shows de forró a 60 reais é lotado de gente..mas tudo bem, não quero trilhar por esse assunto”, desabafou Val.

A cantora declarou ainda que vai criar um blog com o objetivo de deixar claro tudo que ocorre em cada estabelecimento, literalmente, “dando nome aos bois”. “O público precisa saber quem respeita e quem não respeita os artistas, bem como os artistas que se valorizam e os que não se valorizam”, frisou.

Para ela, se existe essa prática abusiva por parte do empresariado é porque alguns artistas se permitem a isso. “Se existe esta prática, é porque existe quem ceda à ela, mas vamos tentar reverter esse quadro”, ponderou a cantora.

Val aproveitou as redes sociais para fazer um desabafo mais contundente a respeito do que pensa sobre tudo que está ocorrendo entre artistas e empresários de casas de shows e bares na Capital.

Veja na íntegra o desabafo da cantora:

“Pra quem anda se perguntando por onde a Banda Val Donato e Os Cabeças está tocando, quero apresentar a situação da maioria dos bares de casas de show de JP. Eu, simplesmente me recuso a fazer um show tendo que dar 50% da bilheteria ao dono do bar. Isso é absurdo, é ridículo!

A gente se esforça, ensaia, racha a cuca tentando fazer músicas bacanas, enche os bares de pessoas que já dão o lucro necessário ao bar através do consumo e os caras ainda querem 50% de uma bilheteria onde o ingresso já é barato! Em JP, um show de rock com ingresso custando 15 reais é considerado caro, mas shows de forró a 60 reais é lotado de gente..mas tudo bem, não quero trilhar por esse assunto.

O que eu quero mesmo é informar ao público essa realidade. Os poucos bares que pagam cachê, é um valor ridículo e que todos sabem que eles ganham muuuito mais na bilheteria. Parte da culpa dessa prática é das próprias bandas que aceitam e se submetem a isto, sem perceber que estão prejudicando a si mesmos e às outras bandas.

Na nossa última apresentação em JP, além da porcentagem absurda o bar não tinha som! Como assim? Você já tá rachando a portaria e ainda tem que levar o som!! Isso é revoltante e precisa mudar. Diante disso, saibam que se não tocamos mais como a frequência de antes, é pq a condição que já não era boa, tornou-se impraticável.

Então, quando anunciarmos um show, podem prestigiar sabendo que estamos tocando com condições justas e com a estrutura que o público merece pagar pra ver. Em respeito a vocês que pagam pra nos assistir, esta é a nossa postura. Shows com péssima estrutura de som e ambiente não acontecerão. Preferimos ficar ensaiando e trabalhando em novas músicas do que encher os bolsos dos outros às custas do nosso trabalho. Bandas, não se prostituam! Valorizem a profissão! Apanhei por muito tempo pra entender isso, mas ainda bem que entendi.

Criaremos um blog pra deixar claro tudo que ocorre em cada estabelecimento...dando nome aos bois mesmo o publico precisa saber quem respeita e quem nao respeita o artista, bem como o artista que se valoriza e o que não se valoriza se existe esta prática, é pq existe quem ceda à ela..mas vamos tentar reverter esse quadro.

Criaremos uma tabela pra regular os valores mínimos tanto de cachê quanto de porcentagem que devem ser cobrados conto com a adesão de uma grande parte dos artistas da PB, para assim melhorar esta situação pra todo mundo, inclusive para o publico, que mtas vezes paga sem saber que não vai pro artista” (perfil do Facebook da cantora Val Donato).



Simone Duarte

PB Agora  

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More