Sample Text

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Coremas e mais duas cidades têm eleições indefinidas por pendência de candidatos na PB; veja


Das 221 cidades da Paraíba que escolheram seus prefeitos nas eleições do último domingo, três ainda não têm um resultado definitivo sobre quem será o gestor a partir do próximo ano. Em Barra de Santana, Coremas e Pedra Branca os candidatos mais votados estão com pendências judiciais e por isso seus votos foram considerados como nulos. Caso consigam reverter a situação na Justiça Eleitoral, eles serão assumirão as prefeituras. A divulgação dos votos dos candidatos com problemas no registro foi feita pelo Tribunal Superior Eleitoral na segunda-feira (8).

Na cidade de Barra de Santana, no Cariri paraibano, a candidata Anna Ludgério (PSB) obteve 2.649 votos, 90,84% dos votos válidos e foi declarada prefeita eleita. No total, foram apurados na cidade 6.293 votos, destes 2.916 (46,34%) foram válidos, 95 (1,51%) brancos e 3.282 (52,15%) foram nulos. Dos contados como nulos, 2.953 foram para o candidato Joventino de Tião (PSC), ou seja ele foi mais votado que Anna.
 
Joventino teve a candidatura indeferida no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) porque não conseguiu comprovar que tinha domicílio eleitoral em Barra de Santana. Ele está tentando modificar a situação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde já teve um recurso negado e ingressou com um agravo regimental.

situação de Coremas é parecida com a de Barra de Santana. A candidata Pâmella Sonnaly (PSD) conseguiu 100% dos votos válidos, 4.329 votos. No entanto, o outro concorrente, Antônio Lopes (PSDB), segundo o que foi divulgado pelo TSE 4.877 votos, que foram considerados como nulos pelo fato de ele ter tido a candidatura indeferida com base na Lei da Ficha Limpa. Lopes teve contas rejeitadas quando foi prefeito da cidade. O caso também está em análise no TSE.

Em Pedra Branca, a situação é diferente. O candidato Allan Feliphe (PR) entrou na disputa em substituição a Antônio Bastos (PMDB), mas ainda está aguardando que a Justiça Eleitoral análise o seu pedido de registro e por isso os votos dados a ele também foram considerados como nulos. Alan conseguiu no total 1.422 votos, já o candidato Anchieta Nóia (PTB) obteve 1.392 votos, 100% dos válidos, e foi declarado prefeito eleito.

De acordo com a Legislação Eleitoral, até que a decisão transite em julgado, isto é, seja definitiva, todos os candidatos têm o direito de concorrer às eleições. Porém, os votos dados aos candidatos que tenham pendência, serão considerado nulos e só serão transferidos se a candidatura for deferida em última instância. Segundo o TRE-PB, mais de 200 candidatos da Paraíba entraram na disputa com pendências.
 
G1 PB

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More