Sample Text

sábado, 6 de outubro de 2012

DENÚNCIA: Corregedoria investiga Pombal e mais 225 municípios da PB por Irregularidades e Crimes Eleitorais


A Corregedoria Regional Eleitoral da Paraíba (CRE-PB) está investigando 226 denúncias de irregularidades e crimes eleitorais durante a campanha para o pleito deste ano em 41 municípios do Estado. As denúncias foram encaminhadas através do Serviço 'Denúncia On-line', disponível no site da corregedoria. As cidades de João Pessoa e Campina Grande possuem a maior parte do registros, concentrando 42% das irregularidades investigadas.

A maior parte das denúncias foi sobre irregularidades na propaganda de rua, com 61% das ocorrências. Conforme a Corregedoria Eleitoral, 33% dos registros foram sobre o descumprimento da legislação quanto à exposição de painéis ou material de campanha em locais públicos, enquanto 28% das reclamações dos eleitores foram sobre o uso de carros de som ou alto-falantes com volume acima do permitido.

Houve ainda denúncias relacionadas ao uso de servidores e prédios públicos para propaganda política, utilização de banners com propaganda paga na internet, uso de sites de empresas e instituições, distribuição de material impresso sem o CNPJ de campanha, envio de mensagens eletrônicas, irregularidades na pintura de muros e uso de placas com tamanho acima do limite permitido, além de práticas de crime eleitoral para compra de votos, entre outros.
João Pessoa registrou 24% das denúncias, enquanto Campina Grande teve 18%, seguida por Catolé do Rocha (5%) e Itaporanga (4%). As denúncias foram registradas desde o início de julho até a última quinta (4).

Também foram encaminhadas denúncias dos municípios de Alhandra, Araruna, Areia, Aroeiras, Baía da Traição, Bayeux, Belém, Boqueirão, Caaporã, Cabedelo, Caldas Brandão, Cruz do Espírito Santo, Esperança, Guarabira, Ingá, Itapororoca, Juazeirinho, Lagoa Seca, Mamanguape, Massaranduba, Montadas, Natuba, Patos, Paulista, Piancó, Pilões, Pilõezinhos, Pombal, Princesa Isabel, Rio Tinto, Santa Luzia, Santa Rita, Sapé, Serraria. Soledade, Sousa e Teixeira.

As denúncias podem ser enviadas através do site da corregedoria (www.tre-pb.jus.br/CRE), onde também estará disponível o andamento de cada denúncia. Cada caso é encaminhado para a zona eleitoral correspondente, onde a denúncia será apurada.

O serviço 'Denúncia on-line' foi instituído pelo Corregedor Eleitoral da Paraíba, juiz Miguel de Britto Filho, no dia 2 de julho.


Jornal da Paraíba 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More