Sample Text

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Provas do Enem são aplicadas neste final de semana para mais de 150 mil inscritos na Paraíba


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 será aplicado para 153.751 inscritos no Estado neste sábado (3) e domingo (4). O início das provas será às13h, horário oficial de Brasília (DF), em todas as Unidades da Federação, portanto, 12h na Paraíba. No primeiro dia serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e no segundo dia haverá aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; de Matemática e suas Tecnologias; e da Redação.
Para realizar a prova do Enem é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.
Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Ela é obrigatória para o Exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão de respostas. Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira devem ser depositados na embalagem porta objetos, distribuída a todos os participantes. Ela deve ser guardada embaixo da carteira. Os participantes precisam resgatar a embalagem ao final da prova.
A prova de Redação será realizada no segundo dia do exame, junto com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tempo total para a prova será de 5h30. A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O participante deve desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.
O dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos. O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto, descreve-o, explica-o; e é argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer e cativar o leitor com argumentos.
O candidato pode tirar nota zero na Redação caso fuja do tema, entregue a folha em branco, o texto seja insuficiente, não desenvolva com argumentos próprios, utilize-se de desenhos e desrespeite os direitos humanos.
O participante deve responder a cinco questões de Língua Estrangeira, conforme a opção escolhida no momento da inscrição: inglês ou espanhol. Não é permitido trocar a opção no momento da prova. Se o participante tiver dúvidas, deve conferir o Cartão de Confirmação da Inscrição, onde está registrada a sua escolha.
No dia 7 de novembro será liberado o gabarito do Enem e o resultado será publicado no dia 28 de dezembro.

Motivos que podem eliminar o candidato do Enem:
- Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante;
- Utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos;
- Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do Exame.
- Os participantes só podem levar cadernos de questões nos últimos 30 minutos de prova. Os três últimos participantes presentes na sala de provas só são liberados juntos.

Documentos aceitos:
- Cédula de Identidade ou RG, emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
- Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros;
- Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação;
- Carteira de trabalho e Previdência Social;
- Certificado de Reservista;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação com foto.

Secom/PB



0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More