Sample Text

terça-feira, 27 de novembro de 2012

LUIZINHO BARBOSA: O GOSTO PELAS ARTES!


Se você ainda não descobriu fique certo que a cidade de Pombal carrega em seu berço a tradição histórica cultural desde os tempos mais remotos. Aqui e alhures e por várias gerações, a história tem mostrado essa realidade inconteste. Belarmino de França, Leandro Gomes de Barros, Celso Furtado, Tarcísio Pereira e tantos outros são os protagonistas dessa história para o nosso globo terrestre.
Em nossos dias vamos encontrar a figura emblemática do Professor e ex-vereador, LUIZ BARBOSA NETO, que por muito tempo vem empunhando a bandeira da cultura e das artes em nossa cidade. Filho do casal Toinho da Bodega (In Memoriam) e Dulce Barbosa como são mais conhecidos por todos os pombalenses, o longitudinal Luizinho Barbosa participou e promoveu muitas atividades culturais de destaque para a nossa terra e a Paraíba, sendo reconhecido pelo Conselho Estadual de Cultura da Paraíba com o merecedor “Diploma de Menção Honrosa”.
Luizinho Barbosa como todos gostam de trata-lo carinhosamente, em 2010 foi alvo de uma reportagem intitulada “Resistência da Cultura” que rendeu a Rede Paraíba de Comunicação quatro Troféus no prêmio AETC-JP de Jornalismo realizado em João Pessoa no dia 15 de dezembro do mesmo ano, entre os vencedores um repórter da TV CABO BRANCO, dois fotógrafos e um repórter do Jornal da Paraíba.
Laerte Cerqueira da TV Paraíba foi o repórter que conquistou o primeiro lugar com a matéria sobre o Teatro Murarte de Pombal que fez parte do Projeto “Caravana JPB” veiculada no Jornal JPB 2ª Edição. Luizinho Barbosa após a reportagem ligou para o repórter parabenizando-o pelo prêmio, Laerte prontamente respondeu: “O seu trabalho nos deu sorte”. Agradecendo ainda pela participação e colaboração de todos envolvidos na matéria encerrou dizendo: “precisamos concluir esse Teatro”, referindo-se ao Murarte.
Em junho de 2004 fui convidado pelo Professor Luiz Barbosa Neto para participar na Escola Estadual de Pombal “Arruda Câmara” - da Oficina – Comunicação Poética de Rádio e Televisão, escalado que fui para abordar o tema: “Minha Função no Rádio”. Com a realização desse evento Luizinho Barbosa queria despertar em seus alunos o interesse pela comunicação, pondo em prática aquilo que lhes era ensinado na teoria pelo dito Professor.
No dia 31 de outubro de 2012 entre dez contemplados com o prêmio projeto Ação Pontos de Leitura/programa mais cultura na Paraíba, como pessoa física está o Professor Luiz Barbosa Neto. Um prêmio de 20 mil reais para execução do projeto durante dois anos. De acordo com o edital, o prêmio servirá para o fortalecimento do ponto de leitura, aquisição de materiais para acervo, realização de atividades, entre outros. Os projetos selecionados terão o prazo de 30 dias, contados a partir do dia 5 de novembro de 2012, para enviar os documentos complementares, sob pena de serem desclassificados.
Declarações de Luizinho Barbosa Neto, “no tocante a música, Pombal tem produzido grandes artistas e bandas e já realizou vários eventos musicais a exemplo do Festival Universitário de Música Popular e várias edições da Festa da mais bela voz estudantil. A cidade promove anualmente vários eventos consagrados como o Encontro de Bandas e Fanfarras, os festejos juninos e a Festa do Rosário”.
Para concluir recebo de Luizinho Barbosa Neto a programação de mais um encontro de Bandas e Fanfarras que será realizada domingo dia 02 de dezembro do corrente ano em homenagem ao Sesquicentenário da cidade de Pombal. Eis na íntegra o script de Luizinho Barbosa Neto.
XVIII Encontro de Bandas e Fanfarras em Pombal Mobiliza o Sertão da Paraíba.
HOMENAGEM AO MUNICÍPIO DE POMBAL - PARAÍBA
                                               02 DE DEZEMBRO DE 2012 -                         
NO LARGO DA PRAÇA DO CENTENÁRIO – 19:30 HORAS
        Pombal cidade tri – centenária; berço da Paraíba, onde nasceu Leandro Gomes de Barros (Um dos maiores cordelistas do mundo), Celso Monteiro Furtado (Expressão na economia mundial, Ex-Ministro da Cultura), terra de tradição histórica onde a cultura popular resplandece através do folclore, do teatro, da educação, da música, enfim através dos seus valores que de forma voluntaria enveredam pelo fazer cultural.
        No ano de 1993, após contatos com os regentes: Lobo, Aramis e Reubem o professor Luizinho Barbosa agendou e realizou um encontro de jovens estudantes envolvendo alunos da Escola Arruda Câmara, mais precisamente o Pelotão Especial coordenado pelo professor Piragibe Mota Romeu e alunos da Escola Técnica Federal da Paraíba sob a regência do maestro Lobo. Para alegria dos Pombalenses o evento foi realizado no mês de setembro por ocasião do hasteamento da Bandeira do Rosário, inicio da nossa festa maior, na oportunidade participou também o Grupo Folclórico Pontões. Nos anos seguintes as bandas do CENEC, do Instituto Federal de Educação de Sousa e do SESI – Patos e Dom Vital de Catolé do Rocha permitiram que fizéssemos de forma conjunta, agendando uma seqüência de shows, nas cidades de Patos, Catolé do Rocha, Sousa, São Gonçalo culminando a Turnê Sertaneja de Bandas e Fanfarras em Pombal.
        Como num piscar de olhos os anos se passaram e ao longo desse espaço de tempo o nosso evento foi crescendo a população foi absorvendo a proposta trabalhada e neste ano de 2012 mais uma vez todos os músicos serão recepcionados, pelo povo de Pombal, no largo da Praça do Centenário, com inicio previsto para às 19:30 horas, na abertura várias autoridades Municipais, Estaduais, Federais, Empresários e a comunidade em geral se farão presentes.
       Neste ano o Homenageado Especial será o Município de Pombal pela passagem do sesquicentenário.
      O evento contará com a participação de vários Estados Nordestinos: Maranhão, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, envolvendo 15 Bandas Marciais representando São Luiz – MA, Gravatá – RN, Juazeiro – CE, Recife – PE, Feira Nova – PE, João Pessoa, Patos, Catolé do Rocha, São Francisco, Sousa, Itaporanga, Pombal, Picuí, Monteiro e outros Municípios, totalizando aproximadamente 750 jovens músicos, que se apresentarão brilhantemente para Pombal e circunvizinhança. Cerca de 2500 pessoas assistirão o referido encontro, que visa promover o intercâmbio de Jovens músicos e a comunidade através da arte musical, bem como educar e motivar a juventude para o estudo da música na nossa região.
          Vários nomes foram homenageados ao longo dos anos que se passaram os quais merecem a nossa citação, pelos feitos em favor da Música, da Educação, da Cultura, da Comunicação e pelos serviços prestados em outras áreas à Pombal e a nossa região: Elizeu Verissimo, Seu Antonio Daniel, Possidônio Quirino(Tufuca), Adamastor Gouveia, Sergio Lucena, Lairton Barbosa, José Willams Santana, Dep. Francisco Pereira, Jário Vieira Feitosa, Radegundis Feitosa Nunes(ambos IN MEMORIAN), Entre os vivos: Tié Oliveira, Reuben, João da Mata, Aramis, Irene Rocha, Espedito Lopes, Lobo, José de Arimateia F. Verissimo. A primeira entidade a receber a referida homenagem foi o Rotary Club de Pombal.
           Neste ano de 2012, meritoriamente realizaremos uma homenagem ao Município de Pombal por toda sua história.   Pombal está de Parabéns pelos seus 314 anos de fundação, 240 anos de Elevação a Vila e Emancipação Política e 150 anos de Elevação ao Status de Cidade.
         A promoção do evento, que ao longo de 18 anos enaltece a cidade de Pombal é do professor Luizinho Barbosa e Centro livre de arte Popular – CLAP.
Parabéns Pombal – Parabéns Luizinho Barbosa!
Pombal, 27 de novembro de 2012
*Radialista, Blogueiro, Colunista
Twiters @Clemildobrunet e @brunetcomunica

CLEMILDO BRUNET*




0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More