Sample Text

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

No Dia Nacional do Forró o senador Vital ressalta a importância deste ritmo para a cultura do NE


Senador destaca que o grande o homenageado é Luiz Gonzaga
Neste dia 13, os forrozeiros espalhados pelo país inteiro, comemoram o Dia Nacional do Forró. A data que segundo o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) foi instituída pela Lei nº 11.176, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 06 de setembro de 2005 marcando as homenagens ao nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que nasceu em 13 de dezembro de 1912 na Fazenda Caiçara, à 12 km de Exu/PE.
A coincidência entre o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga e uma das piores secas vividas pelo Nordeste nos últimos 40 anos marcou o discurso de homenagem do senador paraibano a essa cultura identificada como marca nordestina. “O forró faz parte da história brasileira como um ritmo envolvente. É no forró, que as pessoas dançam agarradinhas e se deixam envolver pelas emoções que só ele proporciona”, disse.
Tido inicialmente por um típico ritmo dos festejos juninos, tornou-se hoje numa dança comum em todo o País independentemente da época em particular em Campina Grande que realiza o Maior São João do Mundo.
O nome forró segundo o folclorista Câmara Cascudo deriva de forrobodó, expressão que significa divertimento pagodeiro. Tanto o pagode (que hoje designa samba) quanto o forró são festas que foram transformadas em gêneros musicais.
Para celebrar a data e não deixar morrer suas raízes, nesta quinta-feira (13) Vital lembra que o pernambucano de Exu cantou a vida do nordeste. Temas como seca, religiosidade, alegria e dor são centrais em suas músicas sempre cheias de emoção. Se estivesse vivo, ele faria 100 anos hoje. “A voz forte de Gonzaga ainda ecoa, dirigindo-se para as autoridades, para denunciar o descaso e a burocracia que seguram e impedem a velocidade na ajuda ao povo do Nordeste. O centenário ocorre diante de mais uma tragédia, fruto da ação da natureza para a qual o homem, com toda a ciência, ainda não achou uma solução”, finalizou o senador.

Assessoria 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More