O governador Ricardo Coutinho condecorou com a medalha de serviços distintos, neste sábado (2), 26 policiais militares que prenderam em flagrante delito dez pessoas acusadas de terem forjado um assalto para estuprar um grupo de mulheres no município de Queimadas, a 10 km, de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, em fevereiro deste ano. A solenidade aconteceu à tarde, no plenário da Câmara Municipal de Queimadas. Além do governador, estiveram presentes os secretários Fábio Maia e Lúcio Flávio, o prefeito Carlinhos de Tião, o deputado Doda de Tião, o presidente da Câmara, Ricardo Lucena, a juíza Andreia Ximenes e familiares dos policiais e da vítimas.
Ricardo salientou que a ação dos policiais foi imediata e corajosa, desvendando o crime e prendendo os acusados. "Eu só posso ter maior orgulho e honra de estar aqui como governador, condecorando esses policiais. Eles fizeram um bem enorme não somente à corporação, mas também ao Estado da Paraíba nessa grande luta que é a luta pela redução da violência contra as mulheres”, asseverou Ricardo.
Ele ressaltou que o Governo do Estado tem uma luta maior contra a redução da criminalidade, mas enfatizou que a violência contra a mulher é inadmissível. O governador lembrou que 70% dos crimes contra as mulheres são passionais.
A secretária executiva da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Santos Soares, destacou que a condecoração aos policiais militares representa o compromisso do Governo do Estado, especialmente do governador Ricardo Coutinho e da Polícia Militar no enfrentamento da violência contra a mulher.
"São ações como essa da Polícia Militar e Civil, no caso do estupro coletivo de Queimadas, que dão exemplos e colaboração para erradicar com a impunidade dos agressores”, frisou Gilberta.
Ela acrescentou que a SEMDH tem o papel de coordenar as políticas públicas na área de enfrentamento à violência contra a mulher. "E não cumpre seu papel se não tiver o total empenho da polícia. Por isso, ressalto a importância de reconhecer a ação dos policiais nesse caso”, afirmou Gilberta.
Família agradece – Isânia Petrúcia, irmã de Izabela Pajuçara, falou em nome das famílias das vítimas. Ela disse que o momento era de tristeza, mas fez questão de agradecer o apoio do governador Ricardo Coutinho e o trabalho das polícias Militar e Civil.
Em relação à Michelle, também ressaltou que era uma menina batalhadora, que ajudava a família. "Todos nós estamos sofrendo muito e agradecidas aos policiais pela ação rápida para prender seus algozes”.
Policiais condecorados
Tenente-coronel José Rodrigues Souza Neto
Capitão Edgar Ferreira Monteiro
1º tenente Laio Giordanni Evangelista de Mello
2º tenente Thiago Gomes Feitosa Silva
Aspirante oficial Shimena Targino Rodrigues Simões Brasileiro
2 º sargento Jackson Barreto dos Santos
Cabo Ari Fábio Sousa
Cabo Albeni de Almeida Salles
Cabo Aluisio Aldson Lyra de Azevedo
Cabo Romero Ribeiro da Silva
Cabo Israel da Silva Marques
Cabo Simone Gomes
Soldado Sebastião Jorge da Silva Júnior
Soldado Roniclay Vasconcelos
Soldado Roberto Oliveira Montenegro
Soldado Cione Tavares dos Santos
Soldado Antonio Silva Correia
Soldado Wesley de Lima Gallindo
Soldado Perícles Costa de Oliveira
Soldado Eduardo de Lima Pinheiro
Soldado João Vitor Ventura dos Santos
Soldado Allan Jandie Paiva de Sousa
Soldado Wesley Morais de Sousa
Soldado Leandro Marques da Silva
Soldado Tarciano Santos Araújo
Soldado Steferson José Barbosa
Soldado Rafael Dantas
Secom-PB
0 comentários:
Postar um comentário