Sample Text

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Ricardo sanciona lei que bonifica policiais por armas apreendidas

O governador Ricardo Coutinho sancionou na manhã desta sexta-feira (25) a lei que define bonificações a policiais civis e militares por cada arma apreendida por eles. Só este ano, a Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds) registrou a apreensão de 1.117 armas. “Mas precisamos aumentar cada dia mais este número”, destacou Ricardo. Ainda na manhã desta sexta, o governador entregou 49 novas viaturas policiais, sendo 47 carros para uso da Polícia Civil e duas caminhonetes para uso da Secretaria.


A assinatura da sanção da lei e a entrega dos veículos aconteceram durante o lançamento do movimento Paraíba Unida pela Paz, realizado no bairro de Mandacaru, em João Pessoa. Diversas tendas foram montadas em frente à Escola Estadual Monsenhor Odilon Coutinho, para oferecer, até o final da tarde desta sexta, ações de cidadania voltadas para a aproximação entre polícia e comunidade e à integração de todos os setores sociais. Acompanhado por representantes das policias civil, militar e federal, além do Corpo de Bombeiros, o governador iniciou a solenidade sancionando a lei de bonificação pela apreensão de armas.


Segundo Ricardo, é fundamental que o Estado e a sociedade atuem retirando armas de circulação. “Assinei a lei para premiar policiais. Não que eles precisem disso para fazer seu dever. Mas é que queremos pactuações, para estabelecer metas e, através delas, melhorarmos cada vez mais nossos serviços. É importante que a gente reconheça as melhorias que são feitas pelos trabalhadores e deem a eles um retorno”, disse Ricardo.


Ainda de acordo com ele, o número de armas apreendidas este ano já representa uma marca extraordinária, mas que deve ser ampliada ainda mais. “Não há outro caminho para a sociedade alcançar um estado de paz, se não for pelo desarmamento. Arma tem que estar com a polícia. Quem não for policial e estiver com arma, está em situação ilegal e, naturalmente, pode ser enquadrado dentro das leis”, acrescentou.


Ricardo ainda destacou que, ao estimular a apreensão de armas, o Governo do Estado também chama a população para ser parceira da polícia. “A maioria das grandes apreensões de drogas que estão sendo feitas na Paraíba é possível pelo fato de ter gente que está exercendo seu papel cívico, contribuindo com a polícia. As denúncias podem ser feitas de forma anônima e a população pode ajudar bastante neste trabalho”, disse.


Segundo o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euler Chaves, a compensação por apreensão de armas é um desejo antigo da corporação. “É um marco para a segurança pública do nosso Estado, uma lei de grande importância para nós. Além disso, estamos aperfeiçoando um processo que é a aproximação permanente da polícia com a sociedade. Isso é fundamental para termos resultados positivos e para que o Estado cresça através de segurança firme e concreta”, disse.


Ricardo ainda fez, na manhã desta sexta, a entrega de 49 novas viaturas para a Polícia Civil. “Elas se somam às cerca de 400 viaturas entregues pelo Governo às nossas polícias, no começo do ano”, frisou.


Paraíba Unida Pela Paz – O bairro de Mandacaru foi o primeiro a receber o movimento Paraíba Unida Pela Paz, que é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Seds. O objetivo do projeto é dar continuidade à ideia de união entre órgãos de segurança e sociedade, fomentada desde julho do ano passado, quando foi realizado o fórum de mesmo nome.


De acordo com o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, a ação busca mobilizar a comunidade. “Esta é a concepção de um novo tempo. Esperamos que as pessoas concebam a ideia de uma Paraíba unida pela paz, atuando em parceria com a polícia”, explicou, acrescentando que o apoio da sociedade se soma à integração das policias.


“Hoje, nosso carro-chefe é a integração entre as policias, algo que já vem acontecendo e trazendo resultados bastante positivos. Queremos trazer ainda mais a comunidade para essa importante ação, que se torna mais exitosa quando é feita de forma integrada”, complementou.


Serviço – A solenidade de inauguração do movimento Paraíba Unida pela Paz contou com apresentação das crianças do projeto “Uma nota musical que salva”, todas moradoras de Mandacaru. O trabalho é desenvolvimento com apoio da Seds, em especial, da Polícia Militar. Durante o evento, o governador fez o repasse de 30 flautas para o projeto.


Além da apresentação musical, a população presente teve acesso a diversos serviços como identificação civil (RG), registro de ocorrências policiais, informações sobre o Disque Denúncia-197 e delegacias especializadas. Também foram apresentados projetos desenvolvidos pela Polícia Militar, Bombeiros e ouvidoria.


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) disponibilizou stand para orientar a população sobre o programa Habilitação Social, que oferece carteira de motorista gratuita para pessoas de baixa renda. Também estiveram disponíveis equipes para realização de consultas médicas, com verificação de pressão arterial, glicemia, vacinação infantil e orientação odontológica.


Secom-PB

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More