Sample Text

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Entenda mudanças no vestibular da UFCG, na Paraíba


O vestibular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) passou por algumas mudanças e deixou os candidatos confusos sobre o novo modelo do processo seletivo. A partir de agora, a instituição terá duas seleções por ano e os alunos aprovados no vestibular que não quiserem fazer o curso poderão renunciar à vaga através do sistema online.
Para o próximo ano, acontecerá um vestibular ainda em 2012 para selecionar os alunos que já começam a estudar no período 2013.1 e um outro processo já em 2013 para os candidatos às vagas do período 2013.2. Nos dois processos, serão utilizadas as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012.
O pró-reitor de ensino da universidade, Vicemário Simões, explicou que o candidato para participar dos dois processos seletivos precisa ter se inscrito no Enem e ter feito as provas. "Agora, se ele por ventura estiver com algumas das cinco provas zeradas ou ficar abaixo de 400 pontos na média aritmética nas cinco provas, ele estará excluído pelo ponto de corte", disse.
Quem for reprovado no primeiro vestibular do ano poderá se inscrever no segundo processo seletivo, a que corresponde à seleção dos candidatos para o segundo semestre, utilizando a mesma nota do Enem do ano anterior, que o reprovou no primeiro vestibular, com a opção de escolher um outro curso, em que teoricamente a disputa seja menor. O aluno também não precisará pagar uma nova taxa de inscrição.
A decisão divide opiniões entre os estudantes. "Se eu não consigo entrar na primeira, eu vou colocar para um curso que eu possa entrar na segunda. Ou seja, às vezes um curso no qual a concorrência na primeira entrada é menor na segunda pode se tornar maior e mais acirrada", disse a candidata Mirllen Tássia.
Já a modificação que permite ao candidato aprovado desistir caso ele não tenha intenção de fazer o curso agradou a todos. Assim, as vagas remanescentes serão preenchidas mais rapidamente e menos chamadas serão realizadas, diminuindo a morosidade de alguns alunos na entrada para o curso.
G1

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More