Sample Text

quarta-feira, 21 de março de 2012

SES revela que quem se vacinou contra gripe A em 2011 deverá tomar nova dose

A gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde , Júlia Vaz, falou sobre o caso de gripe A, registrado na última sexta-feira (16), que ocorreu em Guarabira e apesar do estado de alerta, não há motivos para grandes preocupações e não se caracteriza como epidemia: "O homem que foi acometido já está bem, passou o período de infecção e está reabilitado, foi um caso isolado", afirmou Júlia. A contaminação pelo vírus Influenza A- H1N1 foi confirmada pelo Instituto Evandro Chagas, do Pará, depois do recolhimento de material no paciente.
 Cerca de 540 mil pessoas foram imunizadas na Paraíba em 2011, segundo a Secretaria de Saúde do Estado.  Este ano, a campanha tem lançamento previsto para o mês de maio e pretende vacinar 600mil pessoas: "não há mais registros decontaminações na Paraíba este ano", destacou Júlia.
VACINAÇÃO
Julia Vaz informou à reportagem do ClickPB, que o calendário 2012 de vacinação contra a gripe A deve atingir toda a população do Estado, inclusive as pessoas que já foram vacinadas no ano anterior. "É necessária a conscientização e participação de todos paraibanos, mesmo os que já foram vacinados em 2011". O que pode variar, destacou a gerente,  é a chamada de convocação dos grupos de risco, ainda a ser divulgada pelo Ministério da Saúde.  A expectativa é que a vacinação ocorra no mês de maio.
Medidas para se prevenir da gripe
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar;
- Ao tossir ou respira, cubra o nariz e a boca com um lenço descartável;
- Não compartilhe alimentos, copos, toalhas ou objetos de uso pessoal;
- Não use medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial.

clickpb.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More