A primeira Pesquisa Consult-Jornal Correio da Paraíba, publicada neste sábado, 31, mostra disputa mais acirrada entre três pré-candidatos, se analisados os votos da pesquisa Espontânea. A modalidade em que o consultado diz, espontaneamente – sem ser estimulado através da apresentação de nomes – em quem pretende votar nas eleições deste ano para Prefeito e Campina Grande tem uma disputa mais equilibrada que a modalidade Estimulada.
Numa análise mais aprofundada, considerando as indicações dadas aos três primeiros colocados, somadas às indicações feitas a pessoas que fazem parte do mesmo grupo político e que, provavelmente, não se candidatarão nas eleições deste ano, percebe-se um equilíbrio maior na disputa.
Assim, considerando as indicações feitas a Daniela Ribeiro, a Romero Rodrigues + Cássio Cunha Lima + Rômulo Gouveia e as indicações dadas a Tatiana Medeiros + Veneziano Vital do Rêgo, temos o seguinte quadro:.
1 – Romero Rodrigues – 15,54%
2 – Daniela Ribeiro – 13,38%
3 – Tatiana Medeiros – 10,93%
4 – Guilherme Almeida – 1,85%
5 – Fernando Carvalho – 0,77%
6 – Marlene Alves – 0,77%
7 – Branco – 0,15%
8 – Severino – 0,15%
9 – Agra – 0,15%
Nesta análise, considera-se que, em Romero Rodrigues sendo confirmado candidato do PSDB à Prefeitura de Campina Grande, ele receba os apoios de Rômulo Gouveia e de Cássio Cunha Lima (inclusive já externados). Da mesma forma, Tatiana receba as indicações dadas na pesquisa a Veneziano Vital do Rêgo, que não poderá ser candidato a Prefeito de Campina este ano.
Observa-se, portanto, que nesta modalidade, o jogo fica mais equilibrado, com a diferença entre um pré-candidato e outro (no grupo dos três primeiros, que foram os mais citados pela pesquisa) beirando a margem de erro da Consult, publicada pelo Jornal Correio como sendo de 3,5%.
De acordo com estudiosos, a Pesquisa Espontânea é a que apresenta, normalmente, votos mais confiáveis, pois os nomes apresentados são de candidatos, em geral, citados por eleitores que tem uma propensão maior em, realmente, votar nos seus indicados, no dia da eleição. Ou seja: neste caso, a probabilidade de que o eleitor mude o seu voto até o dia da eleição é reduzida.
Redação PBAgora
0 comentários:
Postar um comentário