Dos duzentos e vinte e três municípios paraibanos, a seca já prejudicou cento e quarenta e três. A principal conseqüência está sendo a perda do plantio. Preocupado com a situação de inúmeras famílias que vivem na zona rural, o deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB) encaminhou requerimento ao Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, solicitando providências para o combate a seca, bem como a priorização e inclusão dos municípios paraibanos, principalmente do sertão, no programa Água para Todos do Governo Federal.
O Programa consiste na construção de cisternas, perfuração de poços artesianos, sistemas de abastecimento e construção de açudes, que tornam menor o impacto no futuro de constantes problemas de estiagem.
“Precisamos realizar políticas voltadas para prevenção e não somente ações emergenciais. Queremos algo mais eficaz, que previnam os danos a essas famílias. A Paraíba precisa de maiores investimentos nos seus mananciais, é preciso aumentar sua capacidade hídrica para que em épocas de seca tenhamos uma reserva suficiente e supra as necessidades de abastecimento d’água”, explicou Hugo Motta.
Ainda em seu requerimento, o deputado solicitou o envio de carros pipas e cestas básicas, uma vez que a situação no Estado está cada vez mais caótica.
Ascom
0 comentários:
Postar um comentário