Valorizando todas as ações que proporcionem melhora na qualidade de vida da população, o senador Vital do Rêgo (PMDB) comemorou nesta terça-feira (24) a inauguração s do Laboratório do Povo por parte do prefeito Veneziano Vital do Rêgo, e pela Secretária de Saúde Tatiana Medeiro.
Direto de Brasília onde tomou conhecimento da inauguração do equipamento localizado no Centro de Saúde Dr. Francisco Pinto, centro de Campina Grande, o senador disse que a iniciativa vem eliminar um problema antigo na cidade que é a demora na entrega de exames.
Na condição de médico ele disse que a instalação do laboratório marca o nascimento de um momento novo na saúde do campinense. Vital revelou que quando cursava Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFCG) e fazia Residência no antigo Barracão, assistiu alguns pacientes passarem meses para receber o resultado dos exames médicos. “Eu tenho na lembrança uma paciente que requisitei um exame e o resultado demorou tanto que que quando saiu a mulher já tinha morrido” contou.
Com o Laboratório do Povo, conforme observou o senador, os usuários do SUS não terão mais que marcar os exames laboratoriais e os resultados serão recebidos em 24h ou, no máximo, 48 horas, de acordo com a complexidade do exame.
No entendimento do senador é extraordinário saber que assim como acontece nos planos de saúde privados, as pessoas realizarão os seus exames de sangue, fezes e urina imediatamente após a prescrição médica, sem a necessidade de marcação, garantindo assim mais agilidade no atendimento.
Para o senador trata-se de um grande avanço na história da saúde de Campina Grande e uma conquita dos pacientes usuários do (Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a inauguração do Laboratório do Povo na manhã desta terça-feira, 24, Campina Grande passa a ser a primeira cidade da região Nordeste a implantar este tipo de serviço. “Mais uma vez, de forma pioneira, Campina Grande sai na frente”, disse a secretária municipal de Saúde, Tatiana Medeiros, que, ao lado do prefeito Veneziano Vital do Rêgo.
De acordo com a secretária de Saúde o laboratório terá a capacidade de realização superior aos aproximadamente 100 mil exames mensais, diante da tecnologia dos equipamentos, que vão garantir maior agilidade nos resultados e no diagnóstico, beneficiando os cidadãos e cidadãs campinenses.
No projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde para o Laboratório do Povo, constam também postos de coleta na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) e no Hospital da Criança e do Adolescente, que serão inaugurados nos dias 12 e 31 de maio, respectivamente.
Assessoria
0 comentários:
Postar um comentário