Ainda quando cursava o 6º ano de Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o então estudante Vital do Rêgo fez estágio obrigatório em alguns postos de saúde Campina Grande, condição exigida para se tornar médico. A experiência lhe rendeu certo conhecimento das deficiências da saúde na cidade naquela época. Trabalhando no antigo Ipase popularmente conhecido como “Barracão” Vital do Rêgo certa vez atendeu uma paciente em um dos postos de saúde do município e na ocasião requisitou um exame para diagnosticar o problema da mulher.
A demora na entrega do resultado deixou o então estudante de Medicina inquieto. Meses depois a filha da paciente procurou Vital do Rêgo e disse que não precisava mais receber o exame, pois a mãe havia morrido.
Aquele episódio triste, que reproduziu uma realidade da época em que a cidade era administrada pelo grupo político que passou 20 anos no poder, ficou para sempre gravado na mente de Vital do Rêgo que entrou na vida pública sonhando em criar meios para tornar mais eficiente a entrega dos exames feitos principalmente pela família carente. Quando vereador, deputado e hoje senador, Vital sonhou com a chegada desse dia.
Recordando esse fato, ocorrido há mais de uma década, o hoje senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), revelou que Campina Grande hoje vive uma nova realidade na gestão do prefeito Veneziano Vital do Rêgo. Ele disse que já no primeiro ano da gestão de Veneziano solicitou o prefeito para criar condições para diminuir o prazo para as pessoas receber seus exames médicos.
O sonho do senador está prestes a ser realizado com a inauguração do Laboratório do Povo marcado para no próximo dia 24 e que permitirá a entrega dos exames em 24h, ou de acordo com a complexidade do exame, em no máximo, 48 horas. “É um grande avanço, e a chegada de um novo tempo na saúde do campinense. Claro que não vamos resolver todos os problemas de saúde pública de uma hora para outra, mas em Campina Grande estamos avançando”, disse o senador ressaltando que a criação do Laboratório do Povo vai agilizar a entrega dos exames a população.
Na condição de médico, Vital disse que o Laboratório do Povo vai representar uma revolução no atendimento de exames laboratoriais para pacientes usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
O projeto de reestruturando a rede laboratorial das unidades de saúde do município, que começou a ser elaborado há um ano, constará de três laboratórios, instalados no ISEA (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida), Centro de Saúde Dr. Francisco Pinto - no centro da cidade e que funcionará como principal núcleo de atendimento - e Serviço Municipal de Saúde, no bairro da Prata, além de dez postos de coleta em diversas UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) e Centros de Saúde.
Em sintonia com o pensamento do senador paraibano, a secretária de Saúde do Município Tatiana Medeiros explicou que, instalado o Laboratório do Povo, no momento em que o paciente receber a prescrição do exame feita pelo médico da UBSF ou Centro de Saúde, poderá se dirigir imediatamente ao posto de coleta no próprio local ou na unidade de saúde mais próxima, sem a necessidade da marcação do exame.
A capacidade de realização poderá ser superior aos aproximadamente 100 mil exames mensais, diante da tecnologia dos equipamentos, que vai garantir maior agilidade nos resultados e no diagnóstico, beneficiando os cidadãos e cidadãs campinenses, explicou Tatiana Medeiros.
3 comentários:
OLHA SÓ O QUE EU ACHEI ESSA NOTICIA SOBRE O ACIDENTE ENVOLVENDO O MEU
PAI GOSTARIA MUITO QUE A PRESIDENTE DILMA VERIFICASSE ISSO O NOME DELE TÁ MODIFICADO EU GOSTARIA QUE O NOME DELE VOLTASSE ASER O QUE ERA MEU PAI CONHECIDO COMO SEU DEDÉ POR TODOS DA REGIÃO ERA UM HOMEM QUE CONHECIA MUITO POUCO DESSA VIDA SOFREU MUITA EXPLORAÇÃO NAS MÃOS DOS FAZENDEIROS QUANDO TRABALHAVA DE AGRICUTOR EM TERRAS ALEIAS CANSADO DESSA ESCRAVIDÃO RESOLVEL IR PARA ESSA CIDADE CONHECIDA COMO COREMAS ONDE VIVEU ATÉ 18 DE ABRIL DE 2012 MINHA MÃE MARIA DE LOURDES CANDIDA SANTOS CONTINUA LÁ AGORA EU QUERO LUTAR PARA RESOLVER ESSE ERRO REGULARIZAR O NOME DELE NA CERDIDÃO DE OBITO ISSO FOI UM POLITICO EM EPOCA DE ELEIÇÃO COM INTERESSE EM VOTO PROMETENDO APOSENTADORIA O NOME DELE É JOSÉ JERÔNIMO DOS SANTOS E NÃO ( João Jerônimo da Silva) EU AINDA TAVA LÁ QUANDO OUVE ESSA MODIFICAÇÃO COM O NOME DELE JÁ TEM UNS 26 ANOS AGORA COM O NOME VERDADEIRO DELE EU NÃO SEI O QUE FIZERAM
Notícias
publicado em 19 abr 2012:
Texto:
Idosa de 91 anos morre vítima de atropelamento em Coremas
Após o acidente, os dois foram socorridos imediatamente para o hospital coremense, e, depois, para Patos, mas o aposentado não resistiu
com Folha do Vali
Um atropelamento no começo da noite dessa quarta-feira, 18, no bairro Cruz da Tereza, periferia de Coremas, deixou um idoso de 91 anos morto e o condutor da moto gravemente ferido.
A vítima fatal, João Jerônimo da Silva, de 91 anos, que residia nas proximidades do local onde ocorreu o acidente, entrou displicentemente na pista e foi atropelado pela moto, que era conduzida pelo agricultor Antônio Lopes da Silva, 48 anos.
Após o acidente, os dois foram socorridos imediatamente para o hospital coremense, e, depois, para Patos, mas o aposentado não resistiu à gravidade das lesões e faleceu, enquanto o dono da moto teve que ser transferido para um hospital de Campina Grande, onde permanece internado em estado grave.
A identificação da moto não foi possível porque, quando a Polícia Militar chegou ao local, o veículo já tinha sido recolhido por familiares do condutor, que reside no bairro Cabo Branco.
me ajude tó no rio e não posso ir ai agora como faço para conseguir o CPF DO MEU PAI PARA CONSERTA O NOME DELE.
Dayana Trigueiro ME AJUDE POR FAVOR ACESSE MEU BLOG VAMOS SER AMIGAS www.franciscacandida.blogspot.com
EU FIQUEI SABENDO QUE ESSE MOTOQUEIRO ASSASSINO JÁ SE RECUPEROU E JÁ TÁ ANDANDO DE MOTO PELO LOCAL CONTRA A ELE NADA ACONTECEU QUE PAÍS É ESSE!!!.
Postar um comentário